GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a confirmação cristã?"

Resposta:
A confirmação é um sacramento/ritual realizado em algumas denominações como uma forma de marcar a maturidade espiritual. Em algumas tradições, geralmente católicas e anglicanas, o sacramento da confirmação é o ritual pelo qual um jovem se torna um membro oficial da Igreja. Isso às vezes inclui o recebimento de um "nome de confirmação", geralmente o nome de um santo, que é frequentemente utilizado como mais um nome do meio. Aqueles que praticam a confirmação acreditam que ela sinalize o início do recém-batizado como um membro completo da igreja e uma aceitação pessoal e madura da fé. Os católicos e anglicanos reconhecem a confirmação como um dos sete sacramentos.

A Bíblia, no entanto, não menciona tal ritual. Na verdade, a ideia de que uma pessoa possa "confirmar" para outra que ele/ela seja da fé é negada nas Escrituras. Cada indivíduo deve determinar o estado de sua própria alma com base em vários critérios. Em primeiro lugar, a nossa salvação é confirmada pelo Espírito Santo que habita em nossos corações. "O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16). Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador, o Espírito Santo faz morada em nossos corações e nos dá a certeza de que está presente e de que pertencemos a Ele. O Espírito também ensina e explica as coisas espirituais para nós (1 Coríntios 2:13-14), confirmando assim que somos novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5:17).

Também somos confirmados na fé pela evidência de nossa salvação. Primeiro João 1:5-10 nos diz que a prova da nossa salvação se manifesta em nossas vidas: nós andamos na Luz, não mentimos, mas confessamos os nossos pecados. Tiago 2 deixa claro que a evidência da fé encontra-se nas obras que fazemos. Não somos salvos por nossas obras, mas elas são a evidência da fé salvadora em nós. Jesus disse: "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis" (Mateus 7:20). O fruto espiritual produzido em nós pelo Espírito Santo (Gálatas 5:22) é a confirmação de que Ele vive dentro de nós.

Somos instruídos a examinar "a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados" (2 Coríntios 13:5). Além disso, Pedro nos diz para "fazer firme a vossa vocação e eleição" para que "assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 1:10-11).

A "confirmação final" da nossa salvação é, naturalmente, no futuro. Os que são verdadeiros cristãos perseverarão até o fim, "enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, qual também vos confirmará até o fim" (1 Coríntios 1:7-8). Somos selados pelo Espírito Santo da promessa, "e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória" (Efésios 1:13-14). Este, então, é o verdadeiro significado da confirmação – a salvação foi comprada pelo sangue de Cristo, em quem temos fé, é evidenciada por nossa caminhada com Ele e nos é confirmada pelo Espírito Santo que reside em nós.

© Copyright Got Questions Ministries