GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Os filhos são sempre uma bênção de Deus?"

Resposta:
O Salmo 127 é um dos dois salmos atribuídos a Salomão (o outro é o Salmo 72) e se assemelha a um provérbio. Nele nos é oferecida sabedoria para construir um lar estável e uma família piedosa na qual o Senhor é glorificado e o Seu reino na terra promovido. Como um dos Cânticos de Ascensão, este salmo lembrava às famílias peregrinas a Jerusalém que dependessem de Deus para todas as necessidades e agradecessem a Ele por todas as bênçãos. Uma dessas bênçãos é o dom divino dos filhos: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Salmo 127:3).

Muitas traduções da Bíblia usam a palavra "herança" em vez de "bênção" e "recompensa" em vez de "galardão". Por exemplo, "Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá" (NVI), e "Os filhos são um presente do Senhor, uma recompensa que ele dá" (NVT). Na língua original, a palavra hebraica traduzida como "herança" ou "bênção" (nachalah) significa "herança". Salomão afirma a antiga crença do Antigo Oriente Próximo de que os filhos são um presente gracioso de Deus dado aos pais.

Nos tempos do Antigo Testamento, uma grande família com muitos filhos e filhas era um sinal da bênção do Senhor e uma expressão do favor divino (Gênesis 33:5; Deuteronômio 7:13-14; Josué 24:3). Em Gênesis 1:28, Deus ordenou a Seu povo que “fosse frutífero e se multiplicasse”. Após o dilúvio, Deus disse a Noé: "Sejam férteis e multipliquem-se. Encham a terra" (Gênesis 9:1). Como povo da aliança de Deus, os antigos hebreus valorizavam a importância da procriação. O Senhor disse a Abraão: "Farei de você uma grande nação, o abençoarei... Por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas" (Gênesis 12:2-3). A força e segurança física, emocional e econômica de Israel foram expressas por meio de famílias numerosas (Salmo 113:9).

Os filhos são uma fonte de grande alegria e prazer (Provérbios 23:24). Por outro lado, quando desobedecem e se rebelam, podem causar muita angústia e dor aos pais. Ninguém pode negar que os filhos são uma enorme responsabilidade, mas também um dos maiores bens da vida. Criar filhos requer um grande investimento de tempo, recursos e amor, mas a recompensa resultante é imensurável. Jesus admitiu: “Mas aquele que não a conhece e faz algo errado será castigado com menos severidade. A quem muito foi dado, muito será pedido; e a quem muito foi confiado, ainda mais será exigido” (Lucas 12:48). Em vez de ver os filhos como um fardo ou obrigação, os crentes devem aceitá-los como um legado e presente de Deus (veja Êxodo 23:25-26).

Salomão continua: "Os filhos que o homem tem em sua juventude são como flechas na mão do guerreiro. Feliz é o que tem uma aljava cheia delas; não será envergonhado quando enfrentar seus inimigos às portas da cidade" (Salmo 127:4-5). Nesses versículos, o pai é descrito como um guerreiro e seus filhos como flechas em sua aljava. Um soldado com sua "aljava cheia" estava totalmente armado e pronto para a batalha. Em famílias com base espiritual, os filhos são uma arma vital contra as forças do mal no mundo. As crianças, como flechas, podem ser enviadas ao mundo para promover a causa do reino de Deus.

O Senhor ordenou aos israelitas que ensinassem Seus caminhos aos filhos (Deuteronômio 6:6-7; 11:19), e essa responsabilidade continua a recair sobre os pais cristãos hoje (veja Efésios 6:4). Felizmente, a Bíblia nos dá muita sabedoria e instruções para criar os filhos à maneira de Deus. O objetivo final é produzir filhos sábios que honrem e glorifiquem a Deus e o sirvam por toda a vida (Provérbios 22:6).

Os filhos também são uma bênção do Senhor porque fornecem proteção futura e segurança para sua família. No antigo Israel, um lar com muitos filhos oferecia segurança e defesa: mais filhos significavam menos vulnerabilidade. Os pais que têm filhos quando são pequenos são abençoados porque esses filhos crescerão a tempo de fornecer apoio financeiro e estabilidade para seus pais no futuro. Os filhos mais velhos protegem a herança familiar daqueles que tentam tirar vantagem legal ou financeira dos pais idosos. Eles também transmitem a herança familiar para as gerações futuras.

Além disso, os filhos são uma bênção do Senhor porque demonstram muitas qualidades de caráter que Deus deseja que os servos de Seu reino cultivem (Mateus 18:3-4; 19:14; Marcos 10:14-15; Lucas 18:16- 17; 22:26; 1 Pedro 2:2).

A declaração de Salomão de que os filhos são uma bênção do Senhor não significa que Deus não tenha abençoado casais sem filhos ou que os filhos são o único sinal de Seu favor. Significa simplesmente que as crianças devem ser acolhidas como uma expressão da bondade e graça de Deus e não como uma maldição ou um incômodo. Quando Deus decide nos abençoar com filhos, Ele tem a intenção de trazer grande alegria, prazer, segurança, proteção e recompensa para o nosso lar e família por meio deles.



© Copyright Got Questions Ministries