GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Se um casal engravida antes do casamento, eles têm que se casar?"

Resposta:
O sexo antes do casamento tornou-se tão comum em nossa sociedade, até mesmo ao ponto de ser esperado, que muitos cristãos professos não mais o consideram um pecado. Nossa cultura supõe que as pessoas não possuem a quantidade de auto-controle necessária para se abster até o casamento, então a ideia tornou-se irrealista. A Palavra de Deus não muda, no entanto, e a Bíblia nos diz que o sexo fora do casamento é imoral (Mateus 15:19, 1 Coríntios 6:9, 6:13, 7:2, 2 Coríntios 12:21, Gálatas 5:19, Efésios 5:3).

Qualquer pessoa que tenha se tornado um cristão nascido de novo ao colocar a sua fé e confiança em Cristo já não pertence a si mesma. I Coríntios 6:18-20 diz: "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo."

Desconsiderar o plano de Deus para o casamento, sexo e família sempre resulta nestes tipos de consequências espirituais ou físicas: entristecer o Espírito Santo (Efésios 4:30), culpa, vergonha, arrependimento, perda de respeito por si e pelos outros, divisão em famílias e entre os crentes, pobres exemplos, dor para futuros cônjuges, gravidez indesejada, aborto e doenças sexualmente transmissíveis. Deus quer que o sexo seja uma expressão íntima de amor e compromisso e deve ser compartilhado apenas entre marido e mulher. Sexo só pelo seu prazer físico danifica a nossa espiritualidade e nos afasta da comunhão com Deus.

Qualquer um que tenha cometido o erro de ter relações sexuais fora do casamento pode ser perdoado, mesmo se o erro resultar em uma gravidez não planejada. Primeira João 1:9 diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Isso não quer dizer que Ele vai apagar as consequências das nossas ações, mas podemos ser restaurados espiritualmente se confessarmos e nos arrepender dos nossos pecados. Isto significa afastar-nos dos nossos pecados e fazer o compromisso de amar e servir a Cristo.

Há alguns casos em que se casar antes de o bebê nascer seria sábio. Se um casal comprometido que já estava planejando se casar comete fornicação que resulta em gravidez, casar-se antes do nascimento provavelmente seria mais fácil para a família e para a criança. Entretanto, se um casal não comprometido cometer o mesmo pecado, casar-se não vai corrigir o erro aos olhos de Deus. Em tal situação, casar-se só irá colocá-los rumo ao fracasso conjugal. A Bíblia não instrui as pessoas a respeito de se devem ou não se casar sob estas circunstâncias, embora ambos os pais ainda sejam obrigados a apoiar a criança emocional, espiritual e financeiramente.

Nenhum de nós é justificado diante de Deus por meio de obras. Somos salvos pela fé, confiando em Jesus Cristo para nos salvar dos nossos pecados. A Bíblia diz: "porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23). Deus não quer que tentemos consertar os nossos erros nós mesmos; Ele quer que entreguemos a Ele o nosso coração. Ao abrir mão de nossa própria vontade e submeter-nos à soberania de Deus, podemos ter a certeza de uma vida plena na terra e um lugar no céu por toda a eternidade.

© Copyright Got Questions Ministries