GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que é halacá?

Resposta:
Em hebraico, halacá (ou halakhah) significa "o caminho que se percorre", e os escritos que compõem a halacá referem-se exatamente a isso. A halacá inclui as leis (mitzvah) encontradas na Torá (mitzvoth dˈoraita), a lei rabínica (mitzvoth dˈrabbanan) e a tradição reverenciada (minhag). No judaísmo, esses escritos fornecem o caminho a ser seguido.

Os mais sagrados da halacá são os 613 mandamentos da Torá (os primeiros cinco livros da Bíblia). Eles incluem os Dez Mandamentos, bem como as leis cerimoniais e civis. A halacá rabínica inclui leis criadas por rabinos do passado para evitar que as pessoas violem uma lei da Torá; por exemplo, algumas das leis rabínicas fornecem detalhes específicos sobre o que é permitido ou não fazer no sábado. A halacá rabínica também inclui regras que regem a celebração de feriados extrabíblicos, como o Chanucá. Minhagim são costumes de longa data cuja origem é a conveniência e não a teologia. Os minhagim incluem as liturgias que se tornaram costumeiras nas várias comunidades de judeus.

Embora o judaísmo diga que todas as leis devem ser seguidas, há uma hierarquia. As leis da Torá têm precedência sobre as leis e os costumes rabínicos. As leis da Torá devem ser seguidas rigorosamente, enquanto a lei rabínica pode permitir mais tolerância. E um minhag, embora faça parte da halacá, varia de acordo com a seita, a geografia e o período de tempo.

O objetivo da halacá é incluir a adoração e a obediência a Deus nas ações cotidianas. Isso faz parte da maneira como os judeus são separados. Infelizmente, ela não é totalmente bíblica. Deus deu a Torá, mas o restante da halacá foi criado pelo homem. Embora o costume judaico diga que Ele também deu a Moisés a lei oral para expor a Torá escrita, não há nenhuma indicação na Bíblia de que seja assim. Então, acrescentar interpretações e esclarecimentos - sem mencionar os costumes extra-escriturísticos - é exatamente o que Jesus estava falando quando lamentou o jugo pesado dos fariseus (Mateus 23:3-5). Jesus nunca violou a Lei de Deus, mas frequentemente violava regras criadas pelo homem, e esse era um dos motivos pelos quais os fariseus O desprezavam tanto (consulte Marcos 7:5-13).

Atualmente, os judeus geralmente consideram a halacá como uma diretriz, mas a maioria não tenta segui-la religiosamente. Os cristãos, é claro, não estão sob a lei judaica e não temos nenhuma responsabilidade com a halacá mais ampla.



© Copyright Got Questions Ministries