GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Por que algumas pessoas na Bíblia têm mais de um nome?

Resposta:
Há várias pessoas na Bíblia que têm mais de um nome. Por exemplo, Assuero, em Ester 1:1, é conhecido na história como Xerxes. A própria Ester também era chamada de Hadassah (Ester 2:7). As razões para os diferentes nomes de alguns personagens bíblicos variam.

Um dos motivos pelos quais algumas pessoas na Bíblia tinham mais de um nome é o fato de Deus ter mudado seus nomes. No Antigo Testamento, Abrão ("pai exaltado") se torna Abraão ("pai de uma multidão") em Gênesis 17:5. Sarai ("minha princesa") se torna Sara ("princesa") em Gênesis 17:15. E Jacó ("pegador de calcanhar" ou "enganador") se torna Israel ("lutador de Deus") em Gênesis 32:28. No Novo Testamento, Jesus mudou o nome de Simão (que significa "aquele que ouve") para Cefas ("rocha") em João 1:42. Em cada caso, a mudança de nome refletiu a obra de Deus na vida do indivíduo. Quando Deus fazia uma promessa ou mudava a natureza da pessoa, às vezes Ele aplicava um novo nome.

Outro motivo pelo qual alguns indivíduos tinham mais de um nome é o fato de outras pessoas terem forçado uma mudança de nome. Por exemplo, "a José chamou Faraó de Zafenate-Paneia" (Gênesis 41:45) para que José se tornasse mais "egípcio". O faraó Neco mudou o nome do filho mais velho do rei Josias, Eliaquim, para Jeoaquim (2 Reis 23:34). Nabucodonosor mudou os nomes de Daniel, Hananias, Misael e Azarias para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-nego em homenagem aos deuses babilônicos (Daniel 1:7). O mesmo aconteceu com Hadassah na Pérsia, cujo nome foi mudado para Ester, provavelmente em homenagem à deusa Ishtar.

Outros nomes de personagens bíblicos foram mudados por causa de um evento na vida da pessoa ou para significar o caráter dela. Os homens da cidade de Gideão deram a ele o nome adicional de Jerubaal ("que Baal contenda") porque, em suas mentes, Gideão havia iniciado uma luta com Baal ao destruir o altar desse deus (Juízes 6:32). Noemi, ao perder o marido e os dois filhos em Moabe, voltou para Belém chamando-se Mara ("amarga"). O nome Maria é uma forma de Mara (Rute 1:20).

Outras mudanças de nome não são realmente mudanças, mas traduções de um idioma para outro. Cefas, por exemplo, é a forma aramaica do nome grego Pedro; ambos significam "rocha". Josué é uma anglicização da forma hebraica de Jesus (veja Hebreus 4:8). João é a forma grega de Jona ou Jonas (compare as traduções de João 1:42).

Entender que as pessoas na Bíblia às vezes tinham mais de um nome pode esclarecer dificuldades aparentes. Em Mateus 1:9, Mateus menciona Uzias como o pai de Jotão; no entanto, 2 Reis 15:1-7 e 1 Crônicas 3:12 dizem que o pai de Jotão era Azarias. As passagens são facilmente conciliadas ao ler um pouco mais em 2 Reis 15. O historiador bíblico deixa claro que o pai de Jotão era chamado tanto de Azarias (versículo 7) quanto de Uzias (versículo 32). Nomes diferentes, a mesma pessoa.

Às vezes, não sabemos ao certo por que uma pessoa tinha mais de um nome. O sogro de Moisés, por exemplo, era conhecido tanto como Reuel quanto como Jetro (Êxodo 2:18; 3:1). Não é dada nenhuma explicação para o nome duplo, mas ambos os nomes estão registrados nas Escrituras. E uma das mudanças de nome mais famosas da Bíblia, Saulo para Paulo, nunca é explicada. Saulo é um nome hebraico; Paulo é um nome romano. Ele começou a usar Paulo exclusivamente durante a primeira viagem missionária (Atos 13), depois que o procônsul gentio de Chipre se converteu. É bem possível que Saulo/Paulo tivesse os dois nomes desde a infância e começasse a usar seu nome romano à medida que viajava cada vez mais para o mundo romano (Atos 13:9).

Não é de se surpreender que as culturas antigas da Bíblia frequentemente aplicavam nomes diferentes à mesma pessoa. Hoje em dia, somos igualmente flexíveis na atribuição de nomes. Uma garota chamada Julia, por exemplo, pode ser chamada de Julie ou Jules; ou pode usar seu nome do meio, Anne; ou seus amigos podem lhe dar um apelido, como "Rose" ou "Tweety". Se Julie for para a Rússia, ela será chamada de Yulia ou Yuliana; em partes da Europa Oriental, ela será Julija ou Julita; na Itália, ela será chamada de Giulia. Todos esses nomes ainda podem se referir à mesma pessoa.

Os crentes esperam ansiosamente por um novo nome dado a nós pessoalmente pelo próprio Jesus: "Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe" (Apocalipse 2:17). Ao entrarmos na glória, nosso Redentor aplicará a nós um novo nome de Sua própria escolha. "Amém. Vem, Senhor Jesus" (Apocalipse 22:20).



© Copyright Got Questions Ministries