GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que é o mistério pascal?

Resposta:
A palavra pascal vem da palavra hebraica para Páscoa - o evento em Êxodo em que o anjo da morte passou por todas as casas que tinham o sangue de um cordeiro na verga e nas ombreiras da porta, mas trouxe a morte ao primogênito em todas as casas que não tinham o sangue. A palavra mistério refere-se a algo que não pode ser conhecido a não ser por graça e revelação - uma pessoa não pode descobrir por si mesma (veja 1 Coríntios 2:14).

Juntos, os termos são usados para se referir ao sofrimento, à morte, ao sepultamento, à ressurreição, à ascensão e à exaltação de Jesus Cristo. O mistério pascal envolve o Cordeiro da Páscoa final que morreu para que o julgamento de Deus "passe" sobre aqueles que aplicaram o Seu sangue pela fé.

Há uma ênfase no "mistério" na Igreja Católica; entretanto, os protestantes também concordam que o significado da obra de Cristo não pode ser compreendido a menos que Deus o revele ao indivíduo pela graça. Paulo explica: "Pois a palavra da cruz é insensatez para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e anularei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o instruído? Onde está o questionador desta era? Por acaso Deus não tornou absurda a lógica deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo por sua própria sabedoria não o conheceu, foi do agrado de Deus salvar os que creem por meio do absurdo da pregação. Pois, enquanto os judeus pedem sinais,* e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos Cristo crucificado, que é motivo de escândalo para os judeus e absurdo para os gentios. Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque o absurdo de Deus é mais lógico que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens" (1 Coríntios 1:18-25).

Em resumo, o termo mistério pascal simplesmente se refere aos eventos da morte e ressurreição de Cristo e seu significado para nós, que só podemos entender verdadeiramente quando nosso coração é capacitado para isso pela graça de Deus. Para nós que cremos, o evangelho é de fato o poder de Deus, e a morte de Jesus é o evento mais maravilhoso, poderoso e importante da história. Outros, que não acreditam, veem isso de forma diferente. Richard Dawkins, um dos "novos ateus" militantes, diz que a morte de Cristo por nós é um pensamento repugnante e que a ideia da ressurreição de Jesus é tola e insignificante. Dawkins parece ir tão longe a ponto de dizer que, mesmo que Jesus tenha ressuscitado dos mortos, isso não teria nenhum significado para ele.

O fato do "mistério" explica como duas pessoas podem olhar para os mesmos eventos e chegar a conclusões tão divergentes - uma está abordando-os puramente do ponto de vista da razão humana, e a outra está abordando-os por meio da percepção dada por Deus.



© Copyright Got Questions Ministries