GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa que a igreja é a noiva de Cristo?"

Resposta:
Os termos e simbolismo do casamento são aplicados a Cristo e ao corpo de crentes conhecidos como a igreja. A igreja é composta por aqueles que confiaram em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e receberam a vida eterna. Cristo, o Esposo, tem, por meio de Seu sacrifício e de forma amorosa, escolhido a igreja para ser Sua noiva (Efésios 5:25-27). Assim como nos tempos bíblicos havia um período de noivado durante o qual a noiva e o noivo ficavam separados até o casamento, a noiva de Cristo também está separada do seu Noivo durante a era da igreja. A sua responsabilidade durante esse período é ser fiel a Ele (2 Coríntios 11:2; Efésios 5:24). Na segunda vinda de Cristo, a igreja se reunirá ao Esposo e essa oficial "cerimônia de casamento" será realizada; com ela, a união eterna de Cristo e Sua noiva será concretizada (Apocalipse 19:7-9; 21:1-2).

No estado eterno, os crentes terão acesso à cidade celestial conhecida como Nova Jerusalém, também chamada de "cidade santa" em Apocalipse 21:2 e 10. A Nova Jerusalém não é a igreja, mas assume algumas das suas características. Na sua visão do fim dos tempos, o apóstolo João vê a cidade descendo do céu adornada "como uma noiva"; o que significa que a cidade será gloriosamente radiante e os seus habitantes, os remidos do Senhor, serão santos e puros, vestindo roupas brancas de santidade e justiça. Alguns têm se equivocado ao interpretarem que o versículo 9 significa que a cidade santa é a noiva de Cristo, mas isso não é correto porque Cristo morreu por Seu povo, e não por uma cidade. A cidade é chamada de noiva por abranger todos os que são a noiva, assim como todos os alunos de uma escola são às vezes chamados de "a escola."

Os crentes em Jesus Cristo são a noiva de Cristo, e esperamos com grande expectativa o dia em que estaremos unidos com o nosso Noivo. Até então, permanecemos fiéis a Ele e dizemos com todos os remidos do Senhor: "Vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20).

© Copyright Got Questions Ministries