GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a oração profética?"

Resposta:
Assim como outros aspectos do "movimento de oração", tais como a oração de imersão, a oração profética -- ou de intercessão profética - é uma prática antibíblica que procura atribuir àquele que ora poder e privilégio que não têm fundamento na Escritura.

Os praticantes da oração profética acreditam que estão orando as próprias palavras de Deus para o mundo. Este tipo de oração é feita por "profetas" auto-denominados que acreditam poderem enviar mensagens diretamente da sala do trono de Deus, agindo assim como canais para a Palavra de Deus e tornando as suas orações "proféticas". Mas a Bíblia nos diz que o cânone da Escritura está fechado (Apocalipse 22:18). Isto significa que Deus não está dando nova revelação aos supostos profetas de hoje. Ele tem falado através da Sua Palavra, e o nosso trabalho é "batalhar, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Judas 1:3). Não devemos buscar novas revelações de Deus.

A oração profética é geralmente descrita como o ato de comandar que a "visão profética" de Deus seja cumprida na terra, resultando na vontade de Deus sendo realizada. A oração profética é ensinada em alguns ministérios carismáticos como um meio de trazer o juízo de Deus sobre a terra e inaugurar o Reino de Deus. A oração profética destina-se a indivíduos, para que possam cumprir o seu "propósito profético" (o seu serviço no plano de Deus), e ao mundo em geral, para que os desejos de Deus possam ser realizados na terra. Mas a oração de Jesus em Mateus 6 nos ensina a nos submeter à vontade de Deus; não ensina que possuímos poderes especiais para realizar a vontade de Deus. O plano de Deus vai acontecer no Seu tempo exato, que Ele não compartilhou conosco (Mateus 24:36, 25:13, Marcos 13:32, Lucas 12:37-47). Exigir que o Seu julgamento caia e o Seu reino venha por ser a vontade do "profeta" é arrogante - e possivelmente uma blasfêmia. O Senhor é quem vai realizar toda a Sua vontade: "Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei" (Isaías 46:11).

A oração profética pressupõe a existência de profetas modernos, homens e mulheres que são porta-vozes de Deus no mundo e que podem proferir a revelação divina com toda a autoridade do próprio Deus. Quando alguém se envolve em oração profética, ele não está pedindo que a vontade de Deus seja feita; ele está comandando que a vontade de Deus seja feita, e acredita que, assim como choveu quando Elias orou, ele deve ser obedecido.

Os que ensinam a oração profética apontam para a oração modelo de Jesus, que inclui as palavras "venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mateus 6:10). Este versículo, dizem eles, ensina que devemos exigir a vontade de Deus no mundo que nos rodeia. Quando um profeta moderno fala as palavras de Deus "na terra" ou "na atmosfera", ele acredita que muda o seu ambiente para estar de acordo com a ordem de Deus e abre o caminho para o propósito de Deus. Os oradores proféticos acreditam que não apenas prevêm o que vai acontecer, mas acreditam que criam o que foi previsto! Acredita-se que a oração profética dê existência a sua própria resposta. Mas a Bíblia diz que só Deus decide quando, onde e como Ele irá agir. Devemos orar para que Ele aja de acordo com a Sua vontade e tempo perfeito, e não de acordo com o nosso próprio desejo.

Aqueles que ensinam a oração profética também acreditam que Deus usa profetas para dar respostas às orações de outras pessoas. Se alguém estiver buscando uma resposta à oração, Deus pode urgir um profeta a orar profeticamente para que a oração de outra pessoa seja atendida. Mas a Bíblia ensina que a resposta às nossas orações não depende de nenhum "profeta" neste mundo. Há apenas um só Mediador entre Deus e o homem - Jesus Cristo (1 Timóteo 2:5). A oração profética é bíblica? Não.

© Copyright Got Questions Ministries