GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é uma oração de súplica?"

Resposta:
Aproximamo-nos de Deus em oração por uma variedade de razões - para adorá-Lo, confessar nossos pecados e pedir perdão, para agradecê-Lo por Suas bênçãos, para pedir por coisas para nós mesmos e/ou para orar pelas necessidades de outros. A palavra hebraica e grega mais frequentemente traduzida como "súplica" na Bíblia significa, literalmente, "um pedido ou petição", então uma oração de súplica é pedir a Deus por alguma coisa. Ao contrário da oração de petição, que é orar a favor de outros, a oração de súplica é geralmente um pedido a favor da pessoa que está orando.

A Bíblia inclui muitas orações de súplica. Numerosos exemplos são encontrados nos Salmos, por exemplo. Os Salmos de Davi estão cheios de súplica por misericórdia no Salmo 4:1, por liderança no Salmo 5:8, por libertação no Salmo 6:4, para escapar da perseguição no Salmo 7:1 e assim por diante. Quando Daniel soube que o rei Dario emitira um decreto proibindo a oração para qualquer deus que não fosse o rei, Daniel continuou a orar a Deus com orações de agradecimento, bem como orações de súplica por Sua ajuda nessa situação terrível.

No Novo Testamento, Jesus nos diz para pedir pelo nosso pão de cada dia em Mateus 6:11 – o que se enquadra na categoria de uma oração de súplica. Além disso, em Lucas 18:1-8, Jesus nos ensina a não desistir de orar pelo que precisamos. Em Tiago, no entanto, encontramos um equilíbrio: por um lado não recebemos porque não pedimos (Tiago 4:2). Por outro lado, pedimos e não recebemos porque estamos pensando apenas em nossos desejos carnais (Tiago 4:3). Talvez a melhor maneira de abordar as súplicas seja pedir a Deus com toda a honestidade, como crianças conversando com o seu Pai bondoso, mas terminando com "seja feita a tua vontade" (Mateus 26:39), entregando-se totalmente à vontade de Deus.

Depois de descrever a necessidade de tomar a "armadura de Deus" (Efésios 6:13-17), o apóstolo Paulo exortou os efésios (e nós) a manterem-se alertos e orarem no Espírito, "vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:18). Claramente, as orações de súplica são parte da batalha espiritual na qual todos os cristãos estão envolvidos. Paulo continua exortando a igreja de Filipos para aliviar suas ansiedades ao permanecerem fiéis na oração, especialmente orações de agradecimento e súplica. Isso, ele conclui, é a fórmula para garantir que "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).

Aqui vemos um outro aspecto crucial da oração de súplica - a necessidade da fé no Senhor Jesus Cristo. Aqueles que pertencem a Cristo são habitados pelo Espírito Santo, o qual intercede em nosso favor. Porque muitas vezes não sabemos como orar ou pelo que pedir quando nos aproximamos de Deus, o Espírito intercede e ora por nós, interpretando as nossas súplicas para que, quando estivermos sobrecarregados pelas dificuldades e provações da vida, Ele venha ao nosso lado para prestar assistência com nossas orações de súplica, ao mesmo tempo nos sustentando diante do trono da graça (Romanos 8:26).

© Copyright Got Questions Ministries