GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que são orgias na Bíblia?

Resposta:
A Bíblia menciona advertências contra orgias ("festa barulhenta" ou "farra"). Gálatas 5:19-21 inclui orgias na lista das obras da carne. Primeira Pedro 4:3 menciona as farras como parte do estilo de vida dos "pagãos", ou seja, aqueles que não conhecem a Deus e vivem como se Ele não existisse. A palavra grega original, komos, carrega a conotação de "soltar-se". Quando as pessoas "ficam loucas", elas estão se envolvendo em "orgias".

Em Gálatas 5, Paulo adverte as igrejas da Galácia a se livrarem de todas as "obras da carne", incluindo pecados sexuais, pecados de atitudes odiosas em relação aos outros e os pecados de "embriaguez" e "farras". Aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus. Em contraste, Paulo lista o fruto do Espírito - amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole. Aqueles que vieram a Cristo com fé para o perdão dos pecados têm o Espírito Santo dentro de si, e Ele é o plantador e cultivador do fruto divino. Aqueles que não têm Cristo e o Espírito Santo exibem as obras da carne, inclusive a embriaguez.

Isso significa que todas as festas estão fora dos limites? De modo algum. Mas festas caracterizadas por glutonaria, bebida imoderada, lascívia ou comportamento fora de controle de qualquer tipo são antitéticas à obra do Espírito Santo. O cristão evita as "festas". Ele vê as obras da carne como cada vez menos atraentes e o fruto do Espírito cada vez mais desejável. O coração, uma vez tocado pelo Espírito, não gosta mais das obras da carne como antes, e o desejo por essas obras diminui. A sóbria advertência de Paulo de que aqueles que se entregam às obras da carne não herdarão o reino de Deus não deve ser considerada levianamente.

O apóstolo Pedro aborda o mesmo tema em sua primeira carta. Ele deixa claro que as orgias e outros pecados carnais são características do comportamento do passado. Aqueles que agora seguem a Cristo têm um estilo de vida diferente. "Vocês já passaram muito tempo no passado" fazendo isso, diz ele (1 Pedro 4:3). Agora, seus antigos companheiros de festa "acham estranho que não vos juntais a eles na mesma carreira desenfreada de licenciosidade e vos difamam" (versículo 4). E é isso que as "orgias" são: imprudentes e selvagens.

A linha é traçada entre o comportamento de um cristão e o de um não cristão. Cristo nos chama a "renunciar à impiedade e às paixões mundanas, vivamos neste mundo de maneira sóbria, justa e piedosa" (Tito 2:12).



© Copyright Got Questions Ministries