GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que são pecados que nos assediam?

Resposta:
Pecados que nos assediam são aqueles com os quais lutamos continuamente e para os quais temos uma fraqueza. Hebreus 12:1: "Portanto, também nós, rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, depois de eliminar tudo que nos impede de prosseguir e o pecado que nos assedia, corramos com perseverança a corrida que nos está proposta". Basicamente, um pecado que nos assedia é aquele com o qual lutamos constantemente e para o qual somos naturalmente inclinados.

Outras traduções se referem aos pecados que nos "assediam" como "o pecado que tão de perto nos rodeia" (ACF) e "do pecado que nos atrapalha" (NVT). A palavra grega usada nesse versículo significa "facilmente enredado". Assim como uma armadilha que captura facilmente um rato, há alguns pecados que nos enredam facilmente.

Todo mundo tem pecados que o atormentam e com os quais luta constantemente, seja fofocar, mentir, perder a paciência ou a luxúria. Os cristãos não se tornam automaticamente perfeitos e sem pecado quando são salvos (1 João 1:8); em vez disso, continuaremos a lutar contra o pecado pelo resto de nossas vidas. Estamos constantemente lutando contra nossa natureza pecaminosa, pois o que a carne quer entra em conflito com o que o Espírito quer (Gálatas 5:17).

A Bíblia dá exemplos de pessoas que lutaram contra pecados que as atormentavam. Tanto Abraão quanto Isaque caíram no mesmo pecado várias vezes, quando mentiram sobre suas esposas para se protegerem (Gênesis 12:10-13; 20:1-2; 26:7-9). No livro de Juízes, Sansão lutou contra a luxúria durante toda a sua vida, o que lhe causou muitos problemas (Juízes 14:1-3, 16-17; 16:4-5, 15-17). Da mesma forma, Davi e Salomão tinham uma fraqueza em relação às mulheres, e a luxúria deles se mostrou problemática (2 Samuel 11:2-27; 1 Reis 11:1-4). Os pecados perturbadores também afetaram as pessoas do Novo Testamento: o apóstolo Pedro lutou contra o medo do homem, como quando negou conhecer Jesus três vezes (Mateus 26:69-75) e quando ficou do lado dos judaizantes em Antioquia e foi confrontado por Paulo (Gálatas 2:11-14).

Os pecados que nos assediam não precisam nos controlar. Em Cristo, fomos libertados de nossos pecados e não somos mais escravos do pecado (João 8:36). Estamos mortos para o pecado: "Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim. E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gálatas 2:20). Ao deixarmos de lado "o pecado que nos assedia" (Hebreus 12:1), devemos evitar situações e relacionamentos tentadores, não fazendo "nenhuma provisão para a carne" (Romanos 13:14). Devemos orar pedindo sabedoria e força para mudar nossos hábitos. Devemos nos saturar com as Escrituras (Salmo 1:1-2; João 17:17). E quando pecarmos, devemos buscar imediatamente a maravilhosa misericórdia e graça de Deus, tendo esta promessa: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).



© Copyright Got Questions Ministries