GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que é um estrangeiro na Bíblia?

Resposta:
O termo estrangeiro na Bíblia refere-se a uma pessoa que está apenas de passagem. Os sinônimos em várias traduções são peregrino, exilado, forasteiros, entre outros. Durante o êxodo do Egito, os israelitas eram peregrinos no deserto (Salmo 105:12-13; 1 Crônicas 16:19). Embora tenham permanecido no deserto por quarenta anos, aquele não era seu lar (Números 14:33-34). Eles eram meramente peregrinos ali, ansiando pela Terra Prometida que Deus lhes daria como lar permanente.

Abraão era um peregrino no Egito quando a fome varreu a Terra Prometida (Gênesis 12:10). Maria, José e o bebê Jesus também eram peregrinos no Egito quando Herodes tentou matá-Lo (Mateus 2:13-15). E o apóstolo Paulo peregrinou de região em região, fundando igrejas e pregando o evangelho (Atos 13:1-3, 13-14, 51). Todas essas pessoas viveram por um curto período de tempo em lugares estrangeiros.

Pedro escreveu sua primeira carta "aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia" (1 Pedro 1:1). Outras versões trazem "exilados", "estrangeiros", "forasteiros" ou "refugiados". Os destinatários de 1 Pedro eram judeus cristãos perseguidos que haviam sido forçados a deixar Jerusalém e agora estavam residindo no que chamaríamos de Ásia Menor. No capítulo seguinte, o uso do termo "peregrinos" por Pedro assume uma conotação mais espiritual: "Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma" (1 Pedro 2:11).

O apelo de Pedro à santidade baseava-se na identidade de seus leitores. Eles eram cristãos, comprados pelo sangue de Jesus e feitos co-herdeiros com Ele para a eternidade (Romanos 8:17). Eles não eram cidadãos deste mundo, apenas peregrinos nele. Não deveriam adotar seus costumes ou abraçar sua visão de mundo (Romanos 12:1-2). Como peregrinos, os cristãos devem exemplificar os valores e padrões de seu lar permanente, o céu. Paulo reitera esse tema em Filipenses 3:20, lembrando à igreja que "nossa cidadania está nos céus". Somos peregrinos aqui, embaixadores de nosso Pai, o Rei (2 Coríntios 5:20).

Este mundo não é o nosso lar. O fato de sabermos que somos peregrinos nesta Terra nos impede de colocar nosso coração em seus tesouros. Jesus nos advertiu que os tesouros deste mundo estão sujeitos à perda. Portanto, devemos acumular tesouros no céu (Mateus 6:19-20). Devemos segurar tudo o que Deus nos dá com as mãos abertas, sabendo que qualquer ganho terreno é apenas temporário. Os estrangeiros não criam raízes profundas nos lugares onde moram porque sabem que logo se mudarão. Da mesma forma, os cristãos não colocam seus corações e paixões em coisas que não durarão. O cristão sábio é aquele que vive todos os dias com as malas prontas, pronto para seguir em frente quando Deus o orientar e ansioso para deixar este mundo quando nosso Pai nos chamar de volta para casa.



© Copyright Got Questions Ministries