GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Quem foi responsável pela morte de Cristo? Quem matou Jesus?"

Resposta:
A resposta a esta pergunta tem muitas facetas. Primeiro, não há dúvida de que os líderes religiosos de Israel foram responsáveis pela morte de Jesus. Mateus 26:3-4 nos diz que "os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, chamado Caifás, e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo." Os líderes judeus exigiram dos romanos que Jesus fosse morto (Mateus 27:22-25). Eles não podiam continuar permitindo que Jesus operasse sinais e maravilhas porque isso ameaçava a sua posição e lugar na sociedade religiosa que dominavam (João 11:47-50), de modo que "resolveram matar Jesus" (João 11:53).

Os romanos foram os que realmente O crucificaram (Mateus 27:27-37). A crucificação era um método romano de execução, autorizado e realizado pelos romanos sob a autoridade de Pôncio Pilatos, o governador romano que sentenciou Jesus. Os soldados romanos enfiaram os pregos nas Suas mãos e pés, as tropas romanas ergueram a cruz e um soldado romano perfurou o Seu lado (Mateus 27:27-35).

O povo de Israel também foi cúmplice na morte de Jesus. Eles foram os que gritaram: "Crucifique-o! Crucifique-o!" enquanto Jesus estava sendo julgado diante de Pilatos (Lucas 23:21). Eles também clamaram para que o ladrão Barrabás fosse libertado em vez de Jesus (Mateus 27:21). Pedro confirmou isso em Atos 2:22-23, quando disse aos homens de Israel: "vocês mataram, crucificando-o por meio de homens maus." De fato, o assassinato de Jesus foi uma conspiração envolvendo Roma, Herodes, os líderes judeus e o povo de Israel, ou seja, um grupo diversificado de pessoas que nunca trabalharam juntas em nada antes ou depois, mas que se uniram dessa vez para planejar e realizar o impensável: o assassinato do filho de Deus.

Por fim, e talvez um tanto surpreendente, foi o próprio Deus quem matou Jesus. Este foi o maior ato de justiça divina já realizado, o qual foi efetuado "conforme o plano determinado e a presciência de Deus" (Atos 2:23) e para alcançar o mais elevado objetivo. A morte de Jesus na cruz garantiu a salvação de incontáveis milhões e proporcionou a única maneira de Deus perdoar o pecado sem comprometer a Sua santidade e perfeita justiça. A morte de Cristo foi o plano perfeito de Deus para a redenção eterna dos Seus. Longe de ser uma vitória para Satanás, como alguns têm sugerido, ou uma tragédia desnecessária, esse foi o ato mais gracioso da bondade e misericórdia de Deus, a expressão definitiva do amor do Pai pelos pecadores. Deus matou Jesus por nossos pecados para que pudéssemos viver em justiça sem pecado diante dEle, uma justiça que só é possível por causa da cruz. "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).

Assim, nós que nos aproximamos de Cristo em fé somos culpados do Seu sangue, derramado na cruz por nós. Ele morreu para pagar a penalidade por nossos pecados (Romanos 5:8; 6:23).



© Copyright Got Questions Ministries