GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Pode Deus me salvar?"

Resposta:
A pergunta "Pode Deus me salvar?" tem sido perguntada por milhões de pessoas ao longo dos anos. Deus não só pode salvá-lo, mas Deus pode salvá-lo. Para entender por que a resposta à pergunta "Será que Deus pode me salvar?" é "sim!", temos de entender primeiro por que precisamos ser salvos. Quando Adão desobedeceu a Deus no Jardim do Éden, o seu pecado envenenou o resto da criação (Romanos 5:12), e a natureza pecaminosa que herdamos dele nos separou de Deus. No entanto, por causa do grande amor de Deus por nós, Ele tinha um plano (Gênesis 3:15). Ele viria à Terra como um ser humano na pessoa de Jesus Cristo para voluntariamente dar a sua vida por nós, tomando sobre si o castigo que nós merecíamos. Quando o nosso Salvador clamou da cruz: "Está consumado" (João 19:30), a dívida pelo nosso pecado foi paga por completa. Jesus Cristo nos salvou da morte certa e de uma eternidade horrível sem Deus.

Para podermos nos beneficiar do sacrifício expiatório de Cristo, devemos confiar apenas em Deus e no seu sacrifício como o pagamento pelo pecado (João 3:16; Atos 16:31). Quando fizermos isso, Deus vai nos cobrir com a justiça de Cristo (Romanos 3:22). Sem essa justiça imputada, jamais seríamos capazes de entrar na presença do nosso Deus santo (Hebreus 10:19-25).

Entretanto, a nossa salvação afeta mais do que o nosso destino eterno; "ser salvo" também tem um impacto imediato. A boa notícia é que a obra consumada de Cristo na cruz nos salvou da separação eterna de Deus, e também nos salvou do poder que o pecado atualmente tem sobre nós nesta vida. Quando aceitamos a Cristo, o seu Espírito habita em nós e não mais somos controlados pela natureza pecaminosa. Essa liberdade torna possível que digamos "não" ao pecado e superemos a nossa escravidão aos desejos pecaminosos da carne. "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós" (Romanos 8:9).

Não importa quem você é ou o que tem feito. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar pecadores (1 Timóteo 1:15), e todos nós somos pecadores (Romanos 3:23). Nenhum de nós estamos fora do alcance da graça salvadora de Deus (Isaías 59:1). O apóstolo Paulo é um grande exemplo do longo alcance da graça de Deus. Paulo passou a primeira parte de sua vida odiando, aprisionando, perseguindo e até mesmo matando os cristãos. Então, um encontro com Jesus Cristo o transformou em um dos maiores missionários cristãos que já viveram. Se Deus pode salvar Paulo, o "principal dos pecadores" (1 Timóteo 1:15), Ele pode salvar qualquer um.

A humanidade é a joia da coroa da criação de Deus, feita à Sua imagem (Gênesis 1:26). Deus deseja que todos nós sejamos salvos (1 Timóteo 2:4) e que nenhum de nós pereça (2 Pedro 3:9; Ezequiel 18:32). Para aqueles que acreditam no nome de Jesus, Deus dá o poder de serem feitos filhos de Deus (João 1:12). O que o Senhor vai fazer por seus filhos é descrito no Salmo 91: "Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação" (Salmo 91:14-16).
© Copyright Got Questions Ministries