GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Quem pode ser salvo? Pode qualquer pessoa ser salva?"

Resposta:
Jesus ensinou claramente em João 3:16 que Ele salva qualquer um que acreditar nEle: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Esse "todo o que nele crê" inclui você e qualquer outra pessoa no mundo.

A Bíblia diz que, se a salvação fosse baseada em nossos próprios esforços, ninguém poderia ser salvo: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23). Salmo 143:2 acrescenta: "... à tua vista não há justo nenhum vivente." Romanos 3:10 afirma: "Não há justo, nem um sequer."

Nós não podemos salvar a nós mesmos. Em vez disso, somos salvos quando cremos em Jesus Cristo. Efésios 2:8-9 ensina: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Nós somos salvos pela graça de Deus, e a graça, por definição, não pode ser conquistada. Não merecemos a salvação; nós simplesmente a recebemos pela fé.

A graça de Deus é suficiente para cobrir todo o pecado (Romanos 5:20). A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que foram salvas de um passado bem pecaminoso. O apóstolo Paulo escreveu a cristãos que tinham vivido em uma variedade de condições pecaminosas, incluindo a imoralidade sexual, a idolatria, o adultério, o homossexualismo, o roubo, a ganância e a embriaguez. Mas Paulo diz que, após a salvação, "vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6:9-11).

O próprio apóstolo Paulo foi um perseguidor dos cristãos, aprovando a morte de Estêvão (Atos 8:1) e prendendo os cristãos e jogando-os na prisão (Atos 8:3). Ele escreveu mais tarde: "a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" (1 Timóteo 1:13-15).

Deus muitas vezes escolhe salvar candidatos improváveis para servir os Seus propósitos. Ele salvou um ladrão na cruz com apenas alguns minutos de vida (Lucas 23:42-43), um perseguidor da igreja (Paulo), um pescador que lhe havia negado (Pedro), um soldado romano e sua família (Atos 10), um escravo fugitivo (Onésimo em Filemom) e muitos outros. Não há ninguém que vá além da capacidade de Deus de salvar (Isaías 50:2). Devemos responder com fé e receber o Seu dom gratuito da vida eterna.

Quem pode ser salvo? Uma coisa é certa - você pode, se receber Jesus Cristo como o seu Salvador! Se você não tiver certeza de que aceitou Jesus como o seu Salvador, responda agora com uma oração semelhante a esta:

"Deus, sei que sou um pecador e nunca poderia chegar ao céu por minhas próprias boas obras. Agora eu coloco a minha fé em Jesus Cristo como o Filho de Deus que morreu por meus pecados e ressuscitou dos mortos para me dar a vida eterna. Por favor, perdoe-me dos meus pecados e ajuda-me a viver para ti. Obrigado por me aceitar e me dar a vida eterna."

© Copyright Got Questions Ministries