GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Deve um Cristão obter seguro?"

Resposta:
Cristãos geralmente têm dificuldade em decidir se devem ou não obter seguro e se isso significa falta de fé. Isso é uma dúvida saudável e cristãos devem examinar as Escrituras para achar uma resposta que possam defender biblicamente.

Primeiro, temos que destacar o fato de que seguro não é mencionado especificamente na Bíblia. Se algo não é mencionado especificamente na Palavra de Deus, então precisamos estudar os princípios e ensino das Escrituras como um todo. Depois de avaliar os princípios diferentes que se aplicam à situação em questão, Cristãos diferentes podem chegar a convicções diferentes. Romanos capítulo 14 nos diz que em tais situações devemos permitir e aceitar que outras pessoas tenham convicções pessoais diferentes, e devemos respeitar isso. Nesse mesmo capítulo também está escrito que os Cristãos têm a responsabilidade de fazer suas próprias decisões (Romanos 14:5). O jeito como o texto foi escrito indica que devemos estudar as Escrituras por completo para então decidirmos o que Deus quer que tenhamos como nossa convicção. Temos que perceber que o versículo final desse mesmo capítulo 14 afirma que qualquer decisão que façamos tem que ser um ato de fé.

Quais são alguns dos princípios? Devemos obedecer as autoridadas sobre nós. Portanto, pelo menos nos EUA, é necessário diante da lei ter seguro de carro. Devemos cuidar das nossas famílias. Por isso devemos planejar com antecedência aquilo que vai beneficiar as nossas famílias. Isso quer dizer que devemos economizar dinheiro para necessidades futuras como roupas, faculdade e possíveis complicações de saúde. Uma das possíveis formas de cuidar dessas necessidades é ter plano de saúde. Esses planos também podem incluir a preparação, por mais indesejada que seja, para a morte de um dos nossos pais. O seguro de vida pode ser visto como falta de fé, amor ao dinheiro, planejamento prudente, ou possivelmente bom gerenciamento das finanças. As condições e convicções de cada pessoa podem ser diferentes nessas áreas. Deus com certeza é a favor de planejar com antecendência. A história de José e seu planejamento sábio não só salvou a nação pagã do Egito, assim como o povo de Israel e a linhagem de Cristo (Gênesis 41).

No fim das contas, o importante é que estudemos a Palavra de Deus e peçamos a Ele por direção quanto ao que devemos fazer nessa área e em todas as outras áreas da vida. Hebreus 11:6 afirma que sem fé é impossível agradarmos a Deus. Essa é a pergunta mais importante: “Isso vai agradar ou desagradar o meu Pai Celestial?” Um outro versículo que devemos considerar é Tiago 4:17, o qual deixa bem claro que se tivermos a chance de fazermos o bem, isso é o que TEMOS que fazer, caso contrário, deixar de fazer o bem seria um pecado. O contexto aqui é planejar para o futuro. Esse é um bom versículo para quem estiver tendo dificuldades nesta área. Um outro versículo que se dirige a esse assunto é 1 Timóteo 5:8, o qual deixa bem claro que se quisermos ministrar a outras pessoas, devemos começar com nossas próprias famílias. Também deixa bem claro que os homens têm a responsabilidade de cuidar das necessidades físicas de suas famílias; necessidades do passado, presente e futuro.

© Copyright Got Questions Ministries