GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Existe algum problema em pegar tatuagens de natureza cristã?"

Resposta:
Como pano de fundo, por favor leia o nosso artigo sobre "O que diz a Bíblia a respeito de tatuagens e piercings?". Além do tema geral deste artigo, há a questão de tatuagens cristãs. Será que os mesmos princípios se aplicam a tatuagens de natureza cristã, tais como uma cruz, um slogan cristão ou até mesmo um versículo da Bíblia? Alguns cristãos acham que ter tatuagens lhes dá mais credibilidade e, assim, mais possibilidades de evangelismo com alguns grupos de pessoas. O que dizer sobre as tatuagens cristãs?

Obviamente, uma tatuagem de uma cruz é "melhor" do que uma tatuagem de uma caveira flamejante, mulher nua ou demônio. Ter uma tatuagem que diz "Jesus salva" poderia realmente começar algumas conversas com pessoas que nunca se aproximariam de um pregador em roupas tradicionais. Alguns se referem a Apocalipse 19:16 como um exemplo de Jesus possivelmente tendo uma tatuagem na sua coxa: "Rei dos reis e Senhor dos senhores." A questão não é, necessariamente, "é ter uma tatuagem pecado?" A questão é mais "é ter uma tatuagem uma coisa boa e necessária a se fazer?" I Coríntios 10:23 declara: "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam." As tatuagens cristãs podem ser "permissíveis", mas são benéficas e construtivas?

Em 1 Coríntios 9:22-23, Paulo exclama: "Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele." Tornar-se todas as coisas para salvar alguns talvez seja a única razão possível para fazer uma tatuagem cristã. Se ter uma tatuagem realmente abre as portas para o evangelismo que de outra foram permaneceriam fechadas, então as tatuagens cristãs se "qualificariam" sob o que Paulo descreve como "tornar-se todas as coisas". Ao mesmo tempo, é francamente difícil imaginar um cenário no qual ter uma tatuagem permitiria uma maior possibilidade de evangelismo. Se uma pessoa não irá ouvi-lo devido à falta de uma tatuagem, é altamente improvável que essa pessoa o escutaria devido à sua presença.

Tendo dito isso, a conclusão baseada na Bíblia parece ser de que as tatuagens cristãs são permitidas, mas é altamente questionável se podem ser consideradas benéficas e construtivas. Um cristão considerando fazer uma tatuagem deve orar por sabedoria (Tiago 1:5) e pedir que o Senhor forneça motivos puros e discernimento.

© Copyright Got Questions Ministries