settings icon
share icon
Pergunta

O que era o sacerdócio levítico?

Resposta


O sacerdócio levítico começou com Arão, o irmão mais velho de Moisés (Êxodo 28:1-3). Os descendentes de Arão serviram como sacerdotes em Israel, ministrando no tabernáculo e, mais tarde, no templo, principalmente como mediadores entre o homem e Deus. Os sacerdotes levíticos tinham a responsabilidade de oferecer os sacrifícios exigidos pela Lei Mosaica. Alguns dos sacerdotes levitas na Bíblia são Esdras, Eli e Zacarias, o pai de João Batista.

O termo levítico é derivado da tribo israelita de Levi. Levi era o terceiro filho de Lia e Jacó (Gênesis 29:34) e o pai da tribo de Levi, a tribo de Moisés e Arão. Originalmente, era o filho primogênito de toda família que era consagrado a Deus e herdava a primogenitura, a liderança, a autoridade, etc. (Êxodo 13:2). Vemos essa instituição de que as "primeiras" coisas são o que Deus exige já em Gênesis 4:4, quando Deus se agradou do primogênito do rebanho de Abel que ele ofereceu a Deus (consulte Provérbios 3:9 e Romanos 11:16). Mais tarde, quando Deus transformou Israel em uma nação, Ele o chamou de Seu filho primogênito (Êxodo 4:22-23), e cada israelita foi chamado para ser santo, sacerdotal e real (Êxodo 19:5-6). E então, dentre a nação de Israel, Deus escolheu a tribo de Levi para servi-Lo e os filhos de Arão para serem os sacerdotes. Portanto, todos os sacerdotes eram levitas, mas nem todo levita era sacerdote.

Alguns comentaristas bíblicos disseram que Deus escolheu a tribo de Levi para ser Seus sacerdotes porque eles foram obedientes a Deus após o infame incidente do "bezerro de ouro" no sopé do Monte Sinai (Êxodo 32:26-29). No entanto, Deus havia nomeado a tribo de Levi como sacerdote antes disso (Êxodo 28:1-4). Além disso, em seu leito de morte, Jacó emitiu uma severa maldição contra seu filho Levi (Gênesis 49:5-7). Profecias patriarcais como essas não eram consideradas levianamente, e as palavras de Jacó devem ter sido um duro golpe para Levi.

A profecia de Jacó de que os descendentes de Levi seriam espalhados por todo o Israel (Gênesis 49:7) foi cumprida quando Deus os designou como a tribo sacerdotal que, ao contrário das outras tribos, não receberia herança de terra. No entanto, da maneira soberana e misteriosa de Deus, a profecia de Jacó se transformou em uma bênção porque a herança de Levi era melhor do que a terra - era o próprio Deus (Números 18:20). E Deus prometeu prover os levitas com a abundância de todas as outras tribos (Números 18:8-14).

Os levitas que não eram sacerdotes recebiam várias tarefas para cuidar do tabernáculo e de seus móveis (Números 3:21-26). Os sacerdotes entre os levitas receberam o privilégio imensurável de prestar serviço no tabernáculo. Os sacerdotes levitas também serviam como juízes (Deuteronômio 17:8-13) e professores da lei de Deus (Deuteronômio 33:10).

O sumo sacerdote podia emitir decretos para guiar a nação (Números 27:21). Ele era o único que tinha permissão para entrar no Lugar Santíssimo (1 Crônicas 6:49; Levítico 24:9), dividido por uma cortina do restante do tabernáculo e que continha a Arca do Testemunho (ou da Aliança), o símbolo da própria presença de Deus (Hebreus 9:3; 1 Reis 8:6; Êxodo 25:22). O sumo sacerdote só podia entrar no Lugar Santíssimo uma vez por ano, no Dia da Expiação, para oferecer sacrifícios por todo o povo, inclusive por ele mesmo (Hebreus 9:7). Havia apenas um sumo sacerdote de cada vez.

Deus impunha aos sacerdotes os mais rigorosos padrões de comportamento e pureza ritual (Levítico 21). Abiú e Nadabe eram filhos de Arão e dois dos primeiros sacerdotes. No entanto, eles desobedeceram a Deus e foram imediatamente castigados (Levítico 10:1-2). Mais tarde, os filhos do sumo sacerdote Eli "trataram a oferta do Senhor com desprezo" e também foram julgados (1 Samuel 2:12-17).

Na época de Cristo, os saduceus compunham a maior parte do sacerdócio e eram conhecidos por serem uma classe de pessoas ricas. Os saduceus não acreditavam em ressurreição (Mateus 22:23) ou em qualquer tipo de reino espiritual, como anjos e demônios (veja Atos 23:8). Os chefes dos sacerdotes Caifás e Anás foram fundamentais para que Jesus fosse crucificado (João 18:13).

O sacerdócio levítico nunca foi planejado para ser permanente (Hebreus 7:11). A morte de Cristo pôs fim à Antiga Aliança e ao sacerdócio levítico, conforme evidenciado pelo rompimento do véu do templo (Mateus 27:51). Agora o próprio Jesus serve como o Grande Sumo Sacerdote do crente (Hebreus 4:14), chamado de acordo com a ordem de Melquisedeque, não de Levi (Hebreus 7:11-17). Por meio de Sua morte e ressurreição, temos acesso à presença de Deus, onde podemos desfrutá-lo livremente para sempre (Hebreus 6:19-20).

English



Voltar à página principal em português

O que era o sacerdócio levítico?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries