settings icon
share icon
Pergunta

Quais são os temas cristãos em "O Senhor dos Anéis"?

Resposta


A série O Senhor dos Anéis é extremamente popular, bem escrita e fascinante para milhões de leitores. Com a criação dos filmes, a série alcançou outros milhões em todo o mundo. Como o autor, J. R. R. Tolkien, declarou-se cristão, muitos presumem que O Senhor dos Anéis tem temática cristã ou é, de alguma forma, uma apresentação alegórica do cristianismo.

Normalmente, quando se diz que um livro ou filme contém temas cristãos, ele se concentra em um herói que imita Cristo em algum comportamento ou decisão. Por exemplo, a morte de Cristo proporcionou a expiação do pecado e, dessa forma, Ele redimiu os homens para Si mesmo. Portanto, um herói em um livro ou filme que oferece expiação para os outros por meio do autossacrifício é considerado um herói do "tipo de Cristo". Um bom exemplo disso seria o livro "Um Conto de Duas Cidades", de Charles Dickens. Um personagem vai para a morte no lugar de outro e profere a famosa frase: "É uma coisa muito, muito melhor que eu faço do que jamais fiz antes". Nesse herói, Dickens está destacando um tema cristão - que ser como Cristo é a melhor coisa que um ser humano possa alcançar.

Muitas histórias contêm ideais ou moral cristã, mas como muitos contos de moral podem ser comparados a outras religiões "morais", uma história que se diz ser especificamente "de temática cristã" deve se concentrar em um herói do tipo de Cristo. O cristianismo é a única religião que proclama que o homem está totalmente perdido sem a intervenção de Deus, e nenhuma outra religião contém um deus que sacrifica sua própria vida pelos homens para redimi-los de seu estado perdido. Essas verdades são específicas do cristianismo.

Agora, voltando a O Senhor dos Anéis. Existe um herói do tipo de Cristo em O Senhor dos Anéis? Se há um herói que se aproxima disso, é Samwise. Ele é, de fato, um personagem muito inspirador. Seu altruísmo, sua devoção ao mestre e sua força para resistir ao mal são todas qualidades vistas em crentes verdadeiros e maduros em Cristo. Portanto, Sam retrata um verdadeiro cristão. Mas ele não é um herói do tipo de Cristo. No final, ele não consegue salvar Frodo de si mesmo. Há um vago senso de Providência que parece guiar Frodo, e um "poder maligno" que está presente. Os elfos apresentam uma atmosfera de espiritualidade, e Tolkien cria uma espécie de religião ou sistema religioso com os "deuses" da Terra Média, como Elbereth, Gilthoniel, etc., a quem os personagens oram e recorrem para obter força. Todas essas coisas são simplesmente um artifício literário que Tolkien usa para atrair o leitor e fazer com que a Terra Média pareça um lugar real e crível.

Mas o herói do tipo de Cristo não está presente em O Senhor dos Anéis. Até mesmo o mago Gandalf é um guia e professor, mas seu personagem é apresentado mais como um guru do que como um Salvador. Alguns podem considerar a "queda" de Gandalf nas montanhas de Moria e o consequente retorno glorificado como um indício da ressurreição de Cristo, e é possível que Tolkien tivesse a ressurreição em mente ao escrever essa parte da história. A diferença entre a ressurreição de Cristo e a de Gandalf é que Gandalf não está no controle do que acontece com ele. O leitor tem a impressão de que Gandalf está quase tão surpreso por estar de volta à Terra Média (e não morto) quanto os outros personagens estão surpresos por vê-lo lá. Além disso, sua morte e seu retorno não afetam a salvação de ninguém mais. No final, ele é sempre um ajudante, não um salvador. Muitas religiões, especialmente o misticismo oriental, contêm esse tipo de "guia espiritual" ou guru que "se desvia do pensamento e do tempo". Portanto, Gandalf não é um personagem especificamente cristão em nenhum sentido.

A associação de Tolkien com a Igreja Católica é provavelmente a fonte de seu desejo de incluir a religião em seu mundo de fantasia e de fazer com que seus bons personagens exibissem moral e ideais cristãos. Também é importante lembrar que o catolicismo tende a se apoiar muito no caráter e na retidão dos homens como um elemento importante de sua salvação. Dessa forma, a história de Tolkien reflete suas crenças, e pode-se dizer que O Senhor dos Anéis apoia temas católicos em vez de temas cristãos: a responsabilidade ou o dever do homem, a importância de resistir à tentação (o anel), a presença de uma variedade de intercessores celestiais entre a criatura e o Criador, etc.

Mas há um elemento especificamente cristão que não aparece, que é a redenção dos homens maus. De acordo com a Bíblia, o mal vive no coração do homem, mas Deus nos redime, por meio de Cristo, do consumo certo de nossa natureza má (Romanos 3:9-12; 5:7-9; 7:21-25; Efésios 1:7). De acordo com esses versículos, se a intenção de Tolkien fosse refletir o cristianismo de forma exata e bíblica em O Senhor dos Anéis, ele teria incluído um herói do tipo de Cristo que traz a salvação (ou a mudança do lado mau para o lado bom) de alguns dos personagens maus. Mas isso nunca ocorre em O Senhor dos Anéis. Sauron, Saruman, os orcs, Wormtongue - nenhum deles é redimido ou transformado. Nenhum. Os personagens bons continuam bons; os personagens maus continuam maus. Mas esse não é o caso na vida real. Todos os seres humanos são maus, de acordo com Romanos 3:9-12. Todos precisam de redenção. A única imagem de um tipo de redenção ocorre no salão de Théoden, mas não é realmente uma redenção porque Théoden é simplesmente um bom rei aprisionado por um feitiço maligno lançado por Saruman, não um rei maligno que se arrepende e muda seus caminhos.

Ainda mais ameaçadoramente anticristão é o destino de Frodo. Ele fracassa em sua busca e se mostra manchado pelo mal, mas sua absolvição está visivelmente ausente. Nenhum hobbit, homem ou elfo lhe dá alívio de seu sofrimento óbvio nos anos após seu fracasso. Sua saúde declina e, por fim, ele é levado com os elfos, mas nunca lhe é oferecido o perdão ou a verdadeira restauração. Se O Senhor dos Anéis tivesse uma temática cristã, Frodo teria retornado ao Condado, tendo encontrado paz por meio do perdão e do alívio de seu fardo por um herói compassivo do tipo de Cristo. Em vez disso, ele carrega seu próprio fardo de culpa, tristeza e separação das pessoas "boas", até ser levado pelo mar. E mesmo assim, não temos certeza de que ele está realmente perdoado e esquecido de seus pecados. Isso é muito diferente da descrição bíblica do céu como um lugar onde toda lágrima é enxugada (Apocalipse 7:17b). A redenção e a vida transformada que ela proporciona são a essência do cristianismo e, por isso, não se pode dizer que O Senhor dos Anéis seja uma série com temática cristã.

English



Voltar à página principal em português

Quais são os temas cristãos em "O Senhor dos Anéis"?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries