settings icon
share icon
Pergunta

Existem paralelos entre as tradições do casamento judaico e o nosso relacionamento com Cristo?

Resposta


As tradições do casamento judaico na época de Cristo são um tópico de estudo fascinante, e certos paralelos podem ser vistos entre esses costumes e a teologia cristã. Na Bíblia, a Igreja às vezes é metaforicamente entendida como a Noiva de Jesus (Apocalipse 21:2, 9-10; 19:7; 22:17).

A Mishnah Kiddushin (a seção do Talmude que trata de "dedicação" ou noivado) especifica que uma noiva é adquirida por um noivo de três maneiras; uma delas envolve o noivo deixar a casa do pai e viajar para a casa da noiva para "comprá-la" por um preço. O noivo dá uma lembrança ou um dote, e seu valor deve ser conhecido pela noiva. Em todos os casos, a esposa só pode ser adquirida com seu consentimento. O contrato de casamento, ou ketubah, é então estabelecido e, a partir desse momento, a noiva é santificada, ou separada, exclusivamente para o noivo. É costume que o noivo e a noiva bebam de uma taça de vinho sobre a qual foi proferida uma bênção de noivado.

Esse processo pré-nupcial pode ser visto como um símbolo da obra de Cristo em nosso favor. Jesus deixou o lar de Seu Pai (céu) e viajou para o lar de Sua futura Noiva (terra) para comprá-la por um preço, ou seja, Seu próprio sangue (1 Coríntios 7:23). Sua Noiva consentiu alegremente com o casamento. Ele lhe deu um símbolo de valor inestimável, a habitação do Espírito Santo (1 Coríntios 2:6-16). Com o estabelecimento da ketubah (a Nova Aliança), a Noiva de Jesus foi santificada para Ele (1 Coríntios 6:11). O vinho da comunhão é um símbolo da aliança pela qual Cristo obteve Sua Noiva.

O Shulkhan Arukh, uma apresentação exaustiva dos detalhes da lei judaica, discorre sobre os dois estágios do casamento: o noivado (kiddushin, que significa "santificado") e a consumação do casamento (nisuin, traduzido como "elevação"). O kiddushin não é o noivado como o entendemos. É um acordo vinculativo no qual a mulher é legalmente considerada a esposa do homem. Na época de Jesus, era comum que o kiddushin e o nisuin fossem separados por até um ano. Durante esse tempo, o noivo construía o lar conjugal.

Isso também pode ser visto como uma metáfora da verdade espiritual. Depois de selar o pacto com a Igreja, Jesus ascendeu à casa de Seu Pai para preparar uma morada. Pouco antes de Sua morte, Jesus disse aos discípulos: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito; pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim, para que onde eu estiver estejais vós também" (João 14:2-3).

De acordo com a lei matrimonial judaica, quando chegava a hora do nisuin, o noivo voltava para buscar a noiva, acompanhado de acompanhantes do sexo masculino. A hora exata de sua chegada geralmente não era conhecida com antecedência (consulte Mateus 25:1-15). A chegada do noivo era anunciada com um grito. O Noivo da Igreja está separado de Sua Noiva há quase 2.000 anos, e um dia Ele virá buscá-la e arrebatá-la da terra para encontrá-Lo nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Não sabemos quando exatamente isso acontecerá; precisamos estar prontos e permanecer fiéis (Marcos 13:33). Jesus será acompanhado por uma escolta angelical, precedida por um grito, quando Ele voltar para buscar a Igreja (1 Tessalonicenses 4:16).

Depois de ser levada de sua casa, a noiva judia permaneceu escondida na casa do pai do noivo por sete dias. Da mesma forma, a Igreja permanecerá "escondida" por um período de sete anos, durante o período de tribulação profetizado. Após os sete dias, a noiva judia deixou o quarto nupcial sem ser vista; da mesma forma, após sete anos, a Igreja retornará à Terra com Cristo, à vista de todos (Colossenses 3:4).

Vistos como uma analogia, os costumes do casamento judaico têm grande significado tanto para os crentes quanto para os incrédulos. Se você é um crente, deve se lembrar de sua devoção ao seu Noivo para não cometer adultério espiritual contra Ele (veja Tiago 4:4). O apóstolo Paulo diz à Igreja: "Porque tenho ciúme de vós, e esse ciúme vem de Deus, pois vos prometi em casamento a um único marido, que é Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura." Em seguida, ele nos adverte a não permitir que nossas mentes sejam "de alguma forma seduzida e se afaste da simplicidade e da pureza que há em Cristo" (2 Coríntios 11:2-3).

Se você é incrédulo, agora é o momento de reavaliar seu sistema de crenças à luz das palavras de Jesus e das profecias do Apocalipse. Não seja deixado para trás no arrebatamento. Jesus oferece vida eterna a todos que se arrependem e acreditam.

English



Voltar à página principal em português

Existem paralelos entre as tradições do casamento judaico e o nosso relacionamento com Cristo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries