settings icon
share icon
Pergunta

Por que ‘aceitar a Cristo’ é mencionado em evangelismo quando não está na Bíblia?

Resposta


Desde a era do Novo Testamento, os cristãos têm encontrado a necessidade de inventar novos termos para simplificar ou explicar várias doutrinas. Referenciamos a Trindade e o protoevangelho, embora nenhum termo ocorra na Bíblia. Embora “aceitar a Cristo” não seja uma frase encontrada na Bíblia, ela tem uma base bíblica, assim como a Trindade.

Jesus e Seus seguidores frequentemente chamavam a salvação e a subsequente habitação do Espírito Santo de “dom”. Por exemplo, Jesus disse à mulher no poço: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva” (João 4:10). Paulo disse: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

Por definição, um dom não é forçado, mas deve ser aceito. Um dom pode ser recusado. João Batista disse a respeito de Jesus: “… e dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem, porém, aceita o testemunho que ele dá certifica que Deus é verdadeiro” (João 3:32-33). A palavra aceitar aqui é uma tradução da mesma palavra grega traduzida como “receber” em Apocalipse 22:17: “Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” “Tomar”, “aceitar”, “receber” – é isso que devemos fazer com o dom gratuito de Deus. A salvação é oferecida, mas devemos aceitar a oferta para receber o dom. Já que fazemos isso quando exercemos fé em Cristo, a frase “aceitar a Cristo” é simplesmente uma abreviação para dizer “coloque a sua fé em Cristo e receba a Sua salvação”.

O objetivo de usar termos como “aceitar a Cristo” é comunicar a verdade de forma mais eficaz a alguém com uma compreensão bíblica limitada. Contanto que um termo seja teologicamente correto e ajude a compreensão, ele não precisa fazer parte do vocabulário bíblico. Se, durante o evangelismo, um determinado termo causar mal-entendidos, então é bom interromper o uso do termo confuso e explicar pacientemente a verdade das Escrituras. Embora a frase “aceite a Cristo” não apareça na Bíblia, o conceito de receber um dom aparece, e a frase parece funcionar bem na maioria dos contextos evangelísticos.

English



Voltar à página principal em português

Por que ‘aceitar a Cristo’ é mencionado em evangelismo quando não está na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries