settings icon
share icon
Pergunta

Por que Jesus disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás"?

Resposta


A ordem "Para trás de mim, Satanás", dita por Jesus a Pedro, está registrada em Mateus 16:23 e Marcos 8:33. "Para trás de mim, Satanás" parece ser algo duro e fora do caráter de Jesus, especialmente quando se dirige a Pedro, um de Seus discípulos mais devotos. Por que Jesus disse isso? O que Pedro fez para merecer tal repreensão? Sem saber, Pedro estava falando por Satanás.

Jesus tinha acabado de revelar aos discípulos pela primeira vez o plano: Ele deveria ir a Jerusalém para sofrer, morrer e ressuscitar (Mateus 16:21; Marcos 8:31). Ao contrário do que eles esperavam dEle, Jesus explicou que não tinha vindo para estabelecer um reino messiânico terrestre naquele momento. Os discípulos não estavam preparados para essa nova revelação do propósito do Messias. Embora Pedro tenha entendido Suas palavras, ele simplesmente não conseguia conciliar sua visão do Messias conquistador com o sofrimento e a morte de que Jesus falava. Então, Pedro "começou a repreendê-lo" por ter uma mentalidade tão fatalista.

Sem querer, Pedro estava falando por Satanás. Assim como o adversário de Jesus, Pedro não estava pensando nas coisas de Deus - Seus caminhos, Seus planos e Seus propósitos (Colossenses 3:2; Isaías 55:8-9). Em vez disso, sua mente estava voltada para as coisas do homem, as coisas do mundo e seus valores terrenos. Jesus estava dizendo que o caminho da cruz era a vontade de Deus, o plano de redenção para toda a humanidade. A reação de Pedro provavelmente foi compartilhada pelos outros discípulos, embora, como sempre, tenha sido Pedro quem falou primeiro. Pedro estava, inadvertidamente, sendo usado por Satanás ao pensar que estava protegendo Jesus. Satanás havia tentado Jesus propositalmente no deserto para desviá-lo da cruz, de cumprir o grande desígnio do Pai e do Filho (Marcos 1:12-13). Inocentemente, Pedro estava fazendo a mesma coisa. Ele ainda não havia compreendido o verdadeiro propósito messiânico de Jesus.

Embora Pedro tivesse declarado Jesus como o Cristo momentos antes, ele se afastou da perspectiva de Deus e viu a situação da perspectiva do homem, o que provocou a severa repreensão: "Para trás de mim, Satanás!" Jesus continuou explicando: "porque não pensas nas coisas de Deus, mas sim nas que são dos homens" (Marcos 8:33).

Naquele momento, a severa repreensão de Jesus não fez sentido para Pedro. No entanto, a acusação de Jesus apresenta uma mensagem profunda para nós. Podemos ver facilmente que Pedro tinha uma perspectiva errada do plano de Deus para o sofrimento e a morte de Cristo. Mas também devemos ver com que facilidade podemos nos tornar porta-vozes involuntários de Satanás. Isso é especialmente verdadeiro quando perdemos de vista o plano de Deus para nós. Isso acontece quando nosso foco está em nossa carreira, em nossas posses, em nossa segurança e nas coisas do mundo, em vez de no sacrifício, no serviço e na proclamação da mensagem de Deus. Quando o foco de Pedro mudou para seus próprios desejos e planos, Jesus o repreendeu para colocá-lo de volta no caminho certo. Que nosso foco esteja sempre em Deus e em Seus planos, para que nunca passemos por uma repreensão semelhante de nosso Senhor.

English



Voltar à página principal em português

Por que Jesus disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás"?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries