settings icon
share icon
Pergunta

Qual deve ser o foco dos cristãos no Dia de Ação de Graças?

Resposta


A celebração original de ação de graças foi realizada pelos colonos peregrinos em Massachusetts durante seu segundo inverno na América, em dezembro de 1621. O primeiro inverno havia matado 44 dos 102 colonos originais. Em um determinado momento, sua ração diária de alimentos se resumia a cinco grãos de milho cada, mas então um navio comercial inesperado chegou, trocando peles de castor por grãos, suprindo suas graves necessidades. A colheita do verão seguinte trouxe esperança, e o governador William Bradford decretou que o dia 13 de dezembro de 1621 fosse reservado como um dia de festa e oração para demonstrar a gratidão dos colonos pelo fato de ainda estarem vivos.

Esses peregrinos, que buscavam liberdade religiosa e oportunidade na América, agradeceram a Deus por Sua provisão para eles, ajudando-os a encontrar 20 acres de terra limpa, pelo fato de não haver nativos americanos hostis naquela área, por sua recém-descoberta liberdade religiosa e pela provisão de Deus de um intérprete para os nativos americanos, Squanto. Juntamente com o banquete e os jogos envolvendo os colonos e mais de 80 nativos americanos (que contribuíram para a festa trazendo perus selvagens e carne de veado), orações, sermões e canções de louvor foram importantes na celebração. Foram três dias de festa e oração.

Desde aquela época, o Dia de Ação de Graças tem sido celebrado como um dia para agradecer a Deus por Sua provisão graciosa e suficiente. O presidente Abraham Lincoln reservou oficialmente a última quinta-feira de novembro, em 1863, "como um dia de ação de graças e louvor ao nosso Pai benéfico". Em 1941, o Congresso determinou que, a partir de 1941, a quarta quinta-feira de novembro fosse comemorada como Dia de Ação de Graças e fosse um feriado legal.

Nas escrituras, encontramos coisas relacionadas à questão da ação de graças quase que de capa a capa. No livro de Gênesis, as pessoas ofereceram sacrifícios em sinal de gratidão. Os israelitas entoaram um cântico de ação de graças quando foram libertados do exército do Faraó após a travessia do Mar Vermelho (Êxodo 15). Mais tarde, a Lei Mosaica reservou três ocasiões por ano para que os israelitas se reunissem. Todas essas três ocasiões [Pães Ázimos (também chamados de Festa da Páscoa) (Êxodo 12:15-20), Colheita ou Pentecostes (Levítico 23:15-21) e a Festa da Colheita ou Tabernáculos (Levítico 23:33-36)] envolviam a lembrança da provisão e da graça de Deus. A Colheita e os Tabernáculos aconteciam especificamente em relação à provisão de Deus na colheita de várias árvores frutíferas e plantações. O livro de Salmos está repleto de canções de ação de graças, tanto pela graça de Deus para o povo israelita como um todo por meio de Seus feitos poderosos, quanto por Suas graças individuais para cada um de nós.

No Novo Testamento, há repetidas admoestações para darmos graças a Deus. A ação de graças deve sempre fazer parte de nossas orações. Algumas das passagens mais lembradas sobre a ação de graças são as seguintes:

"Alegrai-vos sempre. Orai sem cessar. Sede gratos por todas as coisas, pois essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:16-18).

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; pelo contrário, sejam os vossos pedidos plenamente conhecidos diante de Deus por meio de oração e súplica com ações de graças" (Filipenses 4:6).

"Antes de tudo, exorto que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens" (1 Timóteo 2:1).

De todas as dádivas de Deus, a maior que Ele concedeu foi a de Seu Filho, Jesus Cristo. Na cruz do Calvário, Jesus pagou nossa dívida pelo pecado, para que um Juiz santo e justo pudesse perdoar nossos pecados e nos dar a vida eterna como um presente gratuito. Essa dádiva está disponível para aqueles que invocarem Cristo para salvá-los de seus pecados com fé simples e sincera (João 3:16; Romanos 3:19-26; Romanos 6:23; Romanos 10:13; Efésios 2:8-10). Por essa dádiva de Seu Filho, a dádiva que atende à nossa maior necessidade, o apóstolo Paulo diz: "Graças a Deus por seu dom inexprimível!" (2 Coríntios 9:15).

Nós, assim como os peregrinos, temos uma escolha. Na vida, sempre haverá coisas das quais podemos nos queixar (os peregrinos haviam perdido muitos entes queridos), mas também haverá muito pelo que agradecer. À medida que nossa sociedade se torna cada vez mais secular, o verdadeiro "dar graças a Deus" durante nosso feriado anual de Ação de Graças está sendo esquecido, restando apenas o banquete. Que Deus permita que Ele nos veja gratos todos os dias por todas as Suas dádivas, espirituais e materiais. Deus é bom, e toda boa dádiva vem dEle (Tiago 1:17). Para aqueles que conhecem a Cristo, Deus também faz com que todas as coisas contribuam para o bem, mesmo aquelas que não consideramos necessariamente boas (Romanos 8:28-30). Que Ele nos considere Seus filhos agradecidos.

English



Voltar à página principal em português

Qual deve ser o foco dos cristãos no Dia de Ação de Graças?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries