settings icon
share icon
Pergunta

O que Jesus quis dizer quando nos instruiu a amar nossos inimigos?

Resposta


Quando Jesus disse que devemos amar nossos inimigos, Ele estava criando um novo padrão para os relacionamentos. Ele proclamou às multidões que ouviam Seu Sermão da Montanha que elas sabiam que deveriam amar o próximo porque o mandamento de amar o próximo era uma lei de Deus (Levítico 19:18). O fato de que devemos, portanto, odiar nosso inimigo era uma inferência incorretamente tirada disso pelos judeus. Embora nenhum versículo bíblico diga explicitamente "odeie seu inimigo", os fariseus podem ter aplicado de forma um tanto errônea algumas das passagens do Antigo Testamento sobre o ódio aos inimigos de Deus (Salmo 139:19-22; 140:9-11). Mas Jesus substituiu essa ideia por um padrão ainda mais elevado: "Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está no céu; porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz chover sobre justos e injustos" (Mateus 5:44-45). Jesus continua explicando que amar aqueles que nos amam é fácil e que até mesmo os incrédulos podem fazer isso. Em seguida, Ele nos ordena a "portanto, sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste" (Mateus 5:43-48).

Jesus explicou aos Seus seguidores que eles deveriam aderir ao verdadeiro significado da lei de Deus, amando seus inimigos e também o próximo. Certa vez, um fariseu perguntou a Jesus: "Quem é o meu próximo?" (Lucas 10:29). Jesus então contou a Parábola do Bom Samaritano. Nela, Jesus ensinou que Seus seguidores devem demonstrar amor a todos os tipos de pessoas - não importa a fé, a nacionalidade ou a personalidade -, inclusive aos inimigos. Se você amar seus inimigos e "orar por aqueles que o perseguem", você realmente revelará que Jesus é o Senhor de sua vida.

Ao usar a ilustração do sol nascendo e da chuva caindo tanto sobre os bons quanto sobre os maus, Jesus mostra o amor não discriminatório de Deus por todas as pessoas. Seus discípulos, então, devem refletir Seu caráter e demonstrar esse mesmo amor não discriminatório tanto pelos amigos quanto pelos inimigos. Jesus está nos ensinando que devemos viver de acordo com um padrão mais elevado do que o que o mundo espera - um padrão que é impossível de ser alcançado por nossos próprios esforços. É somente por meio do poder do Espírito de Deus que Seu povo pode realmente amar e orar por aqueles que pretendem lhes fazer mal (Romanos 12:14-21).

Por fim, depois de nos dar a admoestação de amar nossos inimigos, Jesus nos dá esta ordem: "Sede, pois, perfeitos, assim como perfeito é o vosso Pai celestial" (Mateus 5:48). Como filhos de nosso Pai (Mateus 5:45), devemos ser perfeitos, assim como Ele é perfeito. Isso é totalmente impossível de ser alcançado pelo homem pecador. Esse padrão inatingível é exatamente o que a própria Lei exigia (Tiago 2:10). Então, como Jesus pode exigir o impossível? Mais tarde, Ele nos diz: "Isso é impossível para os homens, mas para Deus tudo é possível" (Mateus 19:26). Aquilo que Deus exige, somente Ele pode realizar, inclusive a exigência de amar nossos inimigos. O que é impossível para o homem torna-se possível para aqueles que entregam suas vidas a Jesus Cristo por meio do poder do Espírito Santo que vive em nossos corações.

English



Voltar à página principal em português

O que Jesus quis dizer quando nos instruiu a amar nossos inimigos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries