settings icon
share icon
Pergunta

Fui batizado de forma antibíblica. Preciso ser batizado novamente?

Resposta


A Bíblia é muito clara sobre o batismo. Há dois pontos que todos precisamos entender. (1) O batismo é para ocorrer depois que uma pessoa recebe Jesus Cristo como Salvador, confiando nEle para a salvação. (2) O batismo deve ser por imersão. A palavra batizar literalmente significa "imergir/submergir em água". O batismo por imersão é o único método de batismo que ilustra adequadamente o que o batismo simboliza - crentes morrendo, sendo sepultados com Cristo e sendo gerados a uma nova vida (Romanos 6:3-4).

Com esses dois pontos-chave em mente, como aconselhar os que não foram batizados de forma bíblica? Por uma questão de clareza, vamos dividi-los em duas categorias também. Em primeiro lugar, temos os que foram batizados antes de se tornarem cristãos. Os exemplos comuns disto incluem aqueles que foram batizados como crianças e os que foram batizados mais tarde na vida, mas ainda não verdadeiramente conheciam Jesus como Salvador quando foram batizados. Nesses casos, sim, essa pessoa definitivamente precisa ser batizada novamente porque a Bíblia revela que o batismo é pós-salvação. O simbolismo do batismo é perdido se a pessoa ainda não recebeu a salvação pela fé em Jesus Cristo.

Em segundo lugar, temos os que foram batizados depois da fé em Cristo, mas com um método diferente do da imersão. Esta questão é um pouco mais difícil. Pode-se argumentar que tal pessoa não verdadeiramente recebeu o batismo. Se o método foi a aspersão ou derramamento, ele não se encaixa com a definição básica de batizar: "imergir". No entanto, a Bíblia em nenhum lugar trata especificamente de um caso de alguém tendo sido "batizado", mas não imerso. A questão, então, deve ser resolvida numa base individual. Um crente que foi batizado de forma antibíblica deve pedir ao Senhor por sabedoria (Tiago 1:5). Se a consciência do crente não tiver certeza, seria melhor ser batizado novamente de forma bíblica para aliviar a consciência (Romanos 14:23).

English



Voltar à página principal em português

Fui batizado de forma antibíblica. Preciso ser batizado novamente?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries