settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado do candelabro na Bíblia?

Resposta


A primeira vez que vemos a palavra candelabro na Bíblia é em Êxodo 25:31, quando Deus dá instruções detalhadas sobre o candelabro de ouro a ser colocado no tabernáculo que os israelitas estavam construindo. É interessante notar o quanto Deus é preciso ao explicar como Ele queria que o candelabro fosse. Como podemos ter certeza de que não há "palavras desperdiçadas" na Bíblia, sabemos que cada detalhe e especificação são importantes por algum motivo.

O candelabro deveria ser feito de ouro puro, martelado com a perfeita precisão do decreto de Deus (Êxodo 25:31). O ouro era o mais valioso de todos os metais (Salmo 119:127; 19:10). O ouro é frequentemente mencionado em termos de ser "testado pelo fogo"; a Bíblia compara o teste do ouro com o teste da igreja em 1 Pedro 1:7. A Bíblia compara a provação do ouro com a provação da igreja em 1 Pedro 1:7. A partir da provação, ou refinamento, surgirá o verdadeiro povo de Deus (consulte Zacarias 13:7-9; Jó 23:10). Aqueles que resistirem ao "fogo" serão purificados (ver Números 31:23).

O candelabro como um todo deveria ser moldado como uma árvore, com a base e a haste central representando o tronco e com três "galhos" de cada lado. O topo da haste e de cada ramo deveria ser feito como uma flor de amêndoa aberta; cada flor continha uma lâmpada de óleo (Êxodo 25:32, 37). Há várias passagens na Bíblia que falam sobre a amendoeira, que era sempre a primeira árvore a florescer e dar frutos na primavera, já em fevereiro. O apóstolo Paulo chama Cristo de "primícias" porque Jesus foi o primeiro a ressuscitar dos mortos para a vida eterna e, por causa de Sua ressurreição, todos os crentes também ressuscitarão (1 Coríntios 15:20-23; Romanos 8:23).

Deus usou a vara de Arão como um sinal para os israelitas de seu sacerdócio único. Em certa ocasião, quando o sacerdócio de Arão estava sendo contestado, Deus fez com que a vara de Arão brotasse e crescesse amêndoas maduras da noite para o dia; esse milagre reafirmou que o privilégio de ser escolhido como Sumo Sacerdote só era possível por meio da nomeação de Deus (Números 16:3; 17:10). Essa foi uma experiência "sombra das coisas futuras" que apontava para Jesus, nosso Sumo Sacerdote ordenado por Deus e vivificante para sempre (Hebreus 7:21).

No tabernáculo, o candelabro deveria ser colocado na primeira seção, chamada de Lugar Santo (Hebreus 9:2). A lâmpada deveria ser cuidada por Arão e seus filhos para que sua luz nunca se apagasse. O candelabro deveria iluminar dia e noite (Êxodo 27:20-21). O fato de o candelabro ser a única fonte de luz aponta diretamente para Cristo como sendo a luz do mundo (João 8:12; 9:5). Jesus é a "verdadeira luz que ilumina a todos" (João 1:9) e a única maneira pela qual alguém pode chegar ao Pai (João 14:6).

Jesus também chama Sua igreja de "luz do mundo" (Mateus 5:14), não por obra própria, mas porque Cristo habita na igreja (João 1:4-5). Um cristão que está brilhando com a luz de Cristo viverá uma vida piedosa (1 Pedro 2:9). As Escrituras estão repletas de referências que comparam e contrastam a luz e as trevas, o crente e o incrédulo, até o livro de Apocalipse. Em Apocalipse 1:20, Cristo diz que os "sete castiçais são as sete igrejas". As igrejas de Cristo devem andar na luz de Deus (1 João 1:7) e espalhar a luz do evangelho para que todas as pessoas glorifiquem a Deus (Mateus 5:16).

Há outro simbolismo no candelabro: era feito de uma só peça, assim como Cristo é um com a Sua igreja (Colossenses 1:8); os seis ramos (6 sendo o número do homem) mais a haste principal equivalem a sete luzes (7 sendo o número da conclusão) - o homem só é completo em Cristo (João 15:5).

O aspecto mais importante a ser observado sobre o candelabro é que ele aponta para Cristo, assim como todos os elementos do tabernáculo. A Bíblia é, do começo ao fim, um testemunho sobre Cristo e o plano misericordioso de redenção de Deus. Louvado seja o Senhor, Ele tirou Seus filhos das trevas e os levou para a Sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9).

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado do candelabro na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries