settings icon
share icon
Pergunta

Um cristão deve ir a uma casa mal-assombrada?

Resposta


Casas assombradas, fantasmas, duendes e todas as coisas assustadoras oferecem emoções e calafrios que não representam uma ameaça real para nós. Podemos apreciá-los porque sabemos que não corremos nenhum perigo real. Os americanos do século XXI parecem ter um apetite insaciável pelo macabro, e a maioria considera as casas mal-assombradas e as conversas sobre fantasmas parte da diversão do Halloween. Outros, no entanto, se perguntam se os aspectos demoníacos do Halloween tornam as casas mal-assombradas inaceitáveis para os cristãos.

Se um cristão deve ou não ir a uma casa mal-assombrada pode depender do que entendemos por mal-assombrado. A maioria dos locais que se anunciam como "casas mal-assombradas" são meramente prédios cheios de itens e cenas destinados a provocar emoções nos participantes. Os visitantes pagam uma taxa de entrada, esperando levar um grande susto, embora também reconheçam que não há nada de "assombrado" na casa. Um toque no interruptor de luz revela as acrobacias e os trajes que pareciam sinistros no escuro. O sangue acaba sendo tinta vermelha. O punhal que voou pelo ar acabou se revelando um brinquedo de plástico em um cordão. Desde que o evento não inclua jogadores vestidos de forma indecente, linguagem blasfema ou uma celebração de rituais satânicos, um cristão pode optar por visitar uma casa mal-assombrada com a consciência tranquila. No entanto, de acordo com Romanos 14:22-23, um crente cuja consciência é incomodada por esses lugares não deve ir. A Bíblia diz que, se não pudermos fazer algo com a consciência tranquila, isso é pecado para nós.

Há outro tipo de casa mal-assombrada que pode não ser aconselhável para os cristãos visitarem. Locais que são dedicados aos poderes do mal ou aqueles que são relatados como locais de fenômenos sobrenaturais relacionados à atividade demoníaca devem ser evitados por todos. Satanás é real. Os demônios são reais. Eles têm poder e não se deve brincar com eles. A Bíblia proíbe expressamente o povo de Deus de se envolver em qualquer forma de feitiçaria (Êxodo 22:18; Levítico 19:31), necromancia (Levítico 20:6), adivinhação (Deuteronômio 18:10-11) ou idolatria (Gálatas 5:19-20). Os cristãos não devem procurar casas verdadeiramente "assombradas", participar de caça a fantasmas ou se envolver em outras atividades que demonstrem um fascínio pecaminoso pelo ocultismo.

Há apenas duas fontes de poder sobrenatural no mundo: Deus e Satanás. Satanás só tem o poder que Deus lhe permite ter, mas ele o exerce de maneiras destrutivas que estão muito além da capacidade humana de combater. Se nos sentirmos atraídos pela ideia do sobrenatural, devemos nos perguntar: "De quem é o poder por trás disso?" Se estivermos pensando em visitar uma casa mal-assombrada porque ela alega ter fenômenos assustadores e inexplicáveis, seria sábio pensar se Jesus se sentiria atraído por esse lugar. Como Jesus veria esse tipo de casa mal-assombrada? Não vemos nenhum registro no Novo Testamento de que Jesus considerasse a atividade demoníaca divertida. E, como cristãos, nossa meta é ser como Jesus (1 Coríntios 11:1; Romanos 8:29).

Um cristão é cristão o tempo todo. Não somos meramente cristãos quando nos envolvemos em atividades expressamente cristãs. Aqueles que foram comprados pelo sangue do Senhor Jesus Cristo são templos do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19-20). Levamos Deus conosco para onde quer que vamos. Portanto, ao escolhermos o entretenimento, devemos fazê-lo com o temor do Senhor como nosso guia (Salmo 111:10; Provérbios 1:7; 14:27; 15:33). Ao decidir se vai ou não a uma casa mal-assombrada, o cristão deve primeiro perguntar: "Isso agradaria e honraria ao Senhor?" Se a casa mal-assombrada em questão for apenas uma casa de diversões desfrutada com bons amigos, então a ida pode agradar ao Senhor. Mas se a casa mal-assombrada for uma celebração indireta do poder de Satanás, ela definitivamente não agradará ao Senhor. Quer comamos, bebamos ou façamos qualquer coisa, devemos fazer tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

Podemos abordar a questão da casa mal-assombrada da mesma forma que abordamos questões sobre filmes, danças, relacionamentos ou discursos: "Eu faria isso se Jesus estivesse comigo? Isso honrará o Senhor e apoiará minha reputação como Seu seguidor?" Se passarmos tempo com o Senhor, teremos a resposta instantaneamente, pois conhecemos o coração de Deus. Um cristão deve ir a uma casa mal-assombrada se não precisar deixar Jesus em casa.

English



Voltar à página principal em português

Um cristão deve ir a uma casa mal-assombrada?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries