settings icon
share icon
Pergunta

O que é o cetro de Deus?

Resposta


A palavra cetro/i> (ou sceptre) significa "vara" ou "cajado" e geralmente indica autoridade. Por exemplo, no livro de Ester, a rainha só podia se aproximar do trono do rei quando ele lhe estendia o cetro real (Ester 8:4). Um cetro quebrado é um símbolo de perda de autoridade e posição: "O SENHOR já quebrou a vara dos ímpios, o cetro dos dominadores, que feria os povos com furor, com açoites incessantes, e que em ira dominava as nações com uma perseguição implacável" (Isaías 14:5-6).

A palavra cetro também é usada para simbolizar o governo de Deus, como no Salmo 45:6: "O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e o cetro do teu reino é cetro de equidade" (cf. Hebreus 1:8). Nesse versículo, o cetro representa a supremacia absoluta e eterna da justiça do Senhor. Quando a Bíblia usa a palavra cetro no que diz respeito a Deus, ela está falando sobre o Seu governo absoluto sobre a Sua criação. O cetro de Deus também aparece em passagens proféticas que descrevem a vinda do Messias, que governará as nações e restaurará a justiça. Números 24:17 diz: "Virá uma estrela de Jacó, de Israel se levantará um cetro" - claramente uma profecia sobre Jesus Cristo, o Rei dos reis. Jesus, da tribo de Judá, possuirá o cetro de Deus e receberá o comando de todas as nações, em cumprimento a Gênesis 49:10. Em Sua segunda vinda, Jesus assumirá Seu lugar de direito sobre os reinos deste mundo, e "Ele as regerá com cetro de ferro" (Apocalipse 19:15).

O cetro de Deus é simplesmente uma maneira pela qual a Bíblia descreve a autoridade do Senhor sobre reis, povos e nações. Ao descrever Jesus Cristo como governando com um cetro (Apocalipse 12:5), a Bíblia também estabelece a Sua autoridade como igual à de Deus (Filipenses 2:5). Hebreus 1:8 cita o Salmo 45:6 e o aplica a Jesus. O cetro de Deus é algo temível para Seus inimigos. Mas para nós que O conhecemos por meio da fé em Seu Filho (1 João 3:1), o cetro de Deus é a ideia mais reconfortante do universo. Ele nos diz que, apesar da insanidade e do mal deste mundo, nosso Deus reina supremo e o Seu cetro nunca será derrotado.

English



Voltar à página principal em português

O que é o cetro de Deus?
© Copyright Got Questions Ministries