settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de uma cruz lateral?

Resposta


Atualmente, há uma tendência de moda que envolve uma cruz lateral, geralmente usada em um colar. A cruz tem o mesmo formato de uma cruz latina "normal", exceto pelo fato de estar situada horizontalmente. Várias celebridades passaram a usar a cruz lateral, o que aumentou seu apelo.

Quanto ao significado da cruz lateral, há várias teorias. Muitas pessoas consideram que a cruz horizontal é apenas outra versão da cruz ereta - um símbolo de Jesus Cristo e do cristianismo. Outros atribuem um significado mais detalhado: a cruz lateral se torna um símbolo da obra concluída de Jesus - tendo obtido nossa salvação, Ele colocou Sua cruz no chão - ou é um símbolo de como devemos tomar nossa cruz e seguir Jesus (Lucas 9:23) - uma cruz carregada sobre o ombro normalmente estaria na posição horizontal.

Alguns apontam que a cruz nórdica, encontrada nas bandeiras nacionais de todos os países escandinavos, está de lado. Nesses casos, a cruz é uma representação do cristianismo que esses países abraçaram em um determinado momento.

Outras explicações são mais humanistas. Alguns veem a cruz horizontal como uma representação da terra (em oposição ao céu) e o fato de que é nela que a vida deve ser vivida. Uma visão relacionada é que a cruz lateral é um símbolo da humanidade, que vive no reino entre o céu e o inferno. Ainda outra visão é antagônica em relação aos cristãos - a cruz lateral é uma cruz "caída", o que significa que o cristianismo fracassou e não é mais uma influência poderosa no mundo.

E, é claro, há pessoas que ignoram qualquer tentativa de dar significado às suas joias. Para elas, qualquer cruz, lateral ou não, nada mais é do que um acessório da moda. Usar uma cruz, ou tatuá-la, nada mais é do que uma declaração de tendência, modéstia e elegância.

Com tantas opiniões diferentes sobre o significado da cruz lateral, é impossível saber com certeza por que alguém usa uma, a menos que ela expresse sua opinião sobre o assunto. Pessoas diferentes têm noções diferentes, e seus motivos para usar uma cruz na posição horizontal variam.

É bom para um cristão usar uma cruz de lado? Não há nada de abertamente pecaminoso nisso. E se isso nos dá a oportunidade de expressar nossa fé em Cristo, tanto melhor. A quantidade de confusão e ambiguidade com relação ao significado de uma cruz lateral pode fazer alguns cristãos hesitarem. Como em tudo o que fazemos, devemos nos perguntar: "Isso traz glória a Deus?" (1 Coríntios 10:31). Uma cruz de lado traz glória a Deus? Pode, dependendo de quem a usa e de seus motivos para usá-la.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de uma cruz lateral?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries