settings icon
share icon
Pergunta

Quais são algumas maneiras práticas de depender somente de Deus?

Resposta


Depender de Deus é básico para a vida cristã. Confiamos, ou seja, dependemos de Deus para a nossa salvação (Efésios 2:8-9). Dependemos de Deus para obter sabedoria (Tiago 1:5). Na verdade, dependemos de Deus para tudo (Salmo 104:27) e em tudo (Provérbios 3:5-6). O salmista ensina a confiabilidade do Senhor com a descrição tríplice: “O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador” (Salmo 18:2).

Depender somente de Deus não significa que agimos tolamente. Jesus não precisou pular do pináculo do templo para “provar” que dependia de Deus (Mateus 4:5–7). Há uma diferença entre confiar em Deus e colocá-lo à prova. Depender somente de Deus não significa que deixamos de lado os Seus dons. Por exemplo, uma pessoa com a garganta inflamada pode se recusar a ir ao médico, dizendo (com a voz rouca): “Vou depender somente de Deus para me curar”. Ou uma pessoa dirigindo um carro pode fechar os olhos e soltar o volante, dizendo: “Vou depender somente de Deus para me levar para casa”. Essas ações seriam tolas. Deus nos forneceu médicos e remédios para nos ajudar a nos curar. Ele nos deu a inteligência para dirigir um carro. Ainda podemos depender de Deus enquanto visitamos o médico, sabendo que toda cura, em última análise, vem de Deus; e ainda podemos depender de Deus enquanto dirigimos, sabendo que toda segurança vem dEle.

Dependemos de Deus o tempo todo, e há momentos em que não podemos fazer mais nada. O Senhor nos dá a fé de que precisamos para passar por esses tempos. Sadraque, Mesaque e Abede-nego não conseguiram influenciar a vontade do rei e não conseguiram diminuir a intensidade da fornalha de fogo ardente. Eles só sabiam que não podiam se curvar a um falso deus. Eles foram lançados no fogo dependendo somente de Deus para o resultado (Daniel 3).

Aqui estão algumas maneiras práticas de depender somente de Deus:

1) Ore. A oração é, entre outras coisas, um reconhecimento do poder, promessas e provisão de Deus. Quando você ora, você demonstra a sua dependência em Deus. O mandamento bíblico é que “sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições” (Filipenses 4:6).

2) Honre a Bíblia. A Palavra de Deus tem informações, instruções, exemplos e promessas para os crentes do Novo Testamento. Leia a Bíblia todos os dias. Verifique tudo segundo a verdade da Palavra (Atos 17:11). E quando houver um conflito entre o que a Bíblia diz e o que qualquer outra pessoa diz, vá com a Bíblia. “Escutarei o que Deus, o Senhor, disser” (Salmo 85:8).

3) Faça o certo. Em todos os momentos, em todas as situações, faça o que você sabe que é certo e deixe os resultados com Deus. Joquebede agiu certo ao salvar o seu bebê, Moisés (Êxodo 2:1–10). Daniel agiu certo ao desafiar o rei e continuar orando ao Senhor (Daniel 6). Davi agiu bem ao enfrentar Golias (1 Samuel 17). Em cada caso, sua dependência somente em Deus foi recompensada.

4) Seja um sacrifício vivo. Romanos 12:1 diz para oferecer o seu corpo como um “sacrifício vivo” a Deus. Sacrifícios aceitáveis são purificados do pecado e dedicados a Deus. Quando você se torna um sacrifício vivo, você vive para o Senhor. Você para de lutar por seus próprios direitos e desiste de confiar em sua própria força. Ao aprender a se tornar um sacrifício vivo para Deus, você descobrirá a verdade de que “quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12:10).

5) Permaneça em Cristo. A vida cristã não é um encontro de vez em quando com Deus. É fazer de Deus sua morada, viver com Ele. Jesus colocou assim: “…permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (João 15:4). Devemos depender de Cristo assim como um ramo carregado de frutos depende da videira. O ramo ligado à videira está cumprindo o seu propósito.

6) Recuse-se a se preocupar. Deus cuida de Seus filhos, ainda mais do que da grama que Ele veste com flores e dos pássaros que alimenta diariamente. Sim, você tem necessidades, mas “vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas” (Mateus 6:32). Aprenda a lançar “sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Manter um pouco da ansiedade em si mesmo é duvidar do cuidado de Deus.

Um dia, os discípulos perguntaram a Jesus quem era o maior no reino dos céus. Jesus respondeu com uma ilustração: “E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus” (Mateus 18:2-4). Uma qualidade das crianças é que são dependentes dos outros para o seu bem-estar. Os filhos de Deus devem compartilhar essa qualidade de depender do seu amoroso Pai Celestial para obterem tudo de que precisam.

English



Voltar à página principal em português

Quais são algumas maneiras práticas de depender somente de Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries