settings icon
share icon
Pergunta

O que é o dom espiritual da cura?

Resposta


O dom espiritual da cura é a manifestação sobrenatural do Espírito de Deus que milagrosamente traz cura e libertação de doenças e/ou enfermidades. É o poder de Deus que destrói o trabalho do pecado e/ou do diabo no corpo humano, tais como as curas que Jesus e os discípulos fizeram (Mateus 4:24; 15:30; Atos 5:15-16; 28:8-9). O dom da cura dado à igreja é observado principalmente em 1 Coríntios 12, onde os dons espirituais são listados.

Os dons espirituais são poderes, competências, habilidades ou conhecimentos dados por Deus através do Espírito Santo aos cristãos. Paulo diz à igreja que o propósito dos dons espirituais é edificar outros crentes e, de fato, glorificar a Deus. Deus dá estes dons para que possa trabalhar através dos crentes, mas na igreja de Corinto, eram aparentemente um tipo de símbolo de status sendo usado para indicar superioridade. Curiosamente, 1 Coríntios 12:9 refere-se a "dons" de cura no plural, o que pode indicar que existem diferentes dons de cura. Esses dons podem significar uma gama muito ampla de competências ou habilidades. Essas habilidades podem ser ordenadas desde o poder de curas milagrosas ou dramáticas, como fazer que os coxos andem, ao bom uso ou compreensão da medicina. Pode até ser a capacidade de empatia e mostrar amor aos outros ao ponto de curar uma ferida emocional.

Tem havido muito debate sobre o uso do dom espiritual de cura entre os cristãos. Alguns acreditam que o dom da cura e alguns outros dons de sinais não sejam mais operatórios hoje, enquanto outros acreditam que os dons miraculosos ainda estejam sim em uso hoje. É claro que o poder de curar nunca foi realmente da própria pessoa. O poder de curar é de Deus, e somente Deus. Embora Deus ainda cure hoje, acreditamos que a sua cura através desse dom pertencia principalmente aos apóstolos da igreja do primeiro século para que pudessem afirmar com confiança que a sua mensagem era de Deus (Atos 2:22; 14:3).

Deus ainda executa milagres. Deus ainda cura as pessoas. Não há nada que impeça Deus de curar uma pessoa por meio do ministério de outra pessoa. No entanto, o dom miraculoso de cura, como um dom espiritual, não parece estar funcionando hoje. Deus certamente pode intervir de qualquer maneira que achar melhor, seja na forma "normal" ou através de um milagre. A nossa própria salvação é um milagre. Estávamos mortos em pecado, mas Deus entrou em nossas vidas e nos fez novas criaturas (2 Coríntios 5:17). Esta é a maior cura de todas.
English



Voltar à página principal em português

O que é o dom espiritual da cura?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries