settings icon
share icon
Pergunta

Quem são os eleitos de Deus?

Resposta


Simplificando, os “eleitos de Deus” são aqueles a quem Deus predestinou para a salvação. Eles são chamados de “eleitos” porque essa palavra denota “determinar de antemão”, “ordenar”, “decidir antecipadamente”. A cada quatro anos no Brasil, “elegemos” um presidente – ou seja, escolhemos quem servirá nesse cargo. O mesmo vale para Deus e para aqueles que serão salvos; Deus escolhe aqueles que serão salvos. Estes são os eleitos de Deus.

Em si, o conceito de Deus elegendo aqueles que serão salvos (predestinação) não é controverso. É uma verdade bíblica (João 6:44, Romanos 8:28-30, Efésios 1:4-5). O que é controverso é como e de que maneira Deus escolhe aqueles que serão salvos. Ao longo da história da igreja, houve duas visões principais sobre a doutrina da eleição. Uma visão, que chamaremos de visão presciente ou de presciência, ensina que Deus, através da Sua onisciência, conhece aqueles que, no decorrer do tempo, escolherão, por sua própria vontade, colocar sua fé e confiança em Jesus Cristo para sua salvação. Com base nesta presciência divina, Deus elege esses indivíduos “antes da fundação do mundo” (Efésios 1:4).

A segunda visão principal é a visão agostiniana, que ensina essencialmente que Deus não apenas elege divinamente aqueles que terão fé em Jesus Cristo, mas também elege divinamente conceder a esses indivíduos a fé para acreditar em Cristo. Em outras palavras, a eleição de Deus para a salvação não se baseia na presciência da fé de um indivíduo, mas na graça livre e soberana do Deus Todo-Poderoso.

A diferença se resume a isto: quem tem a escolha final na salvação – Deus ou o homem? Na primeira visão (a visão presciente), o homem tem o controle; o seu livre-arbítrio é soberano e se torna o fator determinante na eleição de Deus. Deus pode fornecer o caminho da salvação através de Jesus Cristo, mas o homem deve escolher Cristo por si mesmo, a fim de tornar a salvação real. Em última análise, esta visão diminui a compreensão bíblica da soberania de Deus. Esta visão coloca a provisão de salvação do Criador à mercê da criatura; se Deus quer pessoas no céu, Ele tem que esperar que o homem escolha livremente o Seu caminho de salvação. Na realidade, a visão presciente da eleição não é de forma alguma uma visão da eleição, porque Deus não está realmente escolhendo – Ele está apenas confirmando. É o homem quem escolhe em última instância.

Na visão agostiniana, Deus tem o controle; Ele é aquele que, por Sua vontade soberana, escolhe livremente aqueles a quem salvará. Ele não apenas elege aqueles a quem salvará, mas realmente realiza a salvação deles. Em vez de simplesmente tornar a salvação possível, Deus escolhe aqueles a quem salvará e depois os salva. Esta visão coloca Deus em Seu devido lugar como Criador e Soberano.

A visão agostiniana não está isenta de problemas. Os críticos afirmam que esta visão rouba do homem o seu livre-arbítrio. Se Deus escolhe aqueles que serão salvos, então que diferença faz quer o homem acredite ou não? Por que pregar o evangelho? Além disso, se Deus elege de acordo com a Sua vontade soberana, então como podemos ser responsáveis pelas nossas ações? Todas essas são perguntas boas e justas que precisam ser respondidas. Uma boa passagem para responder a estas perguntas é Romanos 9, a passagem mais profunda que trata da soberania de Deus na eleição.

O contexto da passagem flui de Romanos 8, que termina com um grande clímax de louvor: “Porque eu estou bem certo... [nada] nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38-39). Isto leva Paulo a considerar como um judeu poderia reagir a essa declaração. Embora Jesus tenha vindo aos filhos perdidos de Israel e embora a igreja primitiva fosse em grande parte judaica, o evangelho estava se espalhando entre os gentios muito mais rapidamente do que entre os judeus. Na verdade, a maioria dos judeus via o evangelho como uma pedra de tropeço (1 Coríntios 1:23) e rejeitava Jesus. Isto levaria o judeu comum a perguntar-se se o plano de eleição de Deus falhou, uma vez que a maioria dos judeus rejeita a mensagem do evangelho.

Ao longo de Romanos 9, Paulo mostra sistematicamente que a eleição soberana de Deus esteve em vigor desde o início. Ele começa com uma declaração crucial: “... porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas” (Romanos 9:6). Isto significa que nem todas as pessoas da etnia de Israel (isto é, aqueles descendentes de Abraão, Isaque e Jacó) pertencem ao verdadeiro Israel (os eleitos de Deus). Revendo a história de Israel, Paulo mostra que Deus escolheu Isaque em vez de Ismael e Jacó em vez de Esaú. Caso alguém pense que Deus estava escolhendo esses indivíduos com base na fé ou nas boas obras que fariam no futuro, ele acrescenta: “E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama)” (Romanos 9:11).

Neste ponto, alguém pode ficar tentado a acusar Deus de agir injustamente. Paulo antecipa esta acusação no v. 14, afirmando claramente que Deus não é injusto de forma alguma. “Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão” (Romanos 9:15). Deus é soberano sobre a Sua criação. Ele é livre para escolher quem quiser e é livre para ignorar quem quiser. A criatura não tem o direito de acusar o Criador de ser injusto. A própria ideia de que a criatura possa julgar o Criador é absurda para Paulo, e deveria ser assim também para todo cristão. O equilíbrio de Romanos 9 fundamenta este ponto.

Efésios 1:5 nos diz que Deus “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”. De acordo com este versículo, a base para sermos predestinados não é algo que fazemos ou faremos, mas unicamente em Deus. Esta predeterminação é baseada em Sua soberania, caráter imutável (Malaquias 3:6), presciência (Romanos 8:29, 11:2), amor (Efésios 1:4-5), e plano e prazer (Efésios 1:5). O desejo de Deus é que todos sejam salvos e cheguem ao arrependimento (1 Timóteo 2:4, 2 Pedro 3:9). Ele oferece salvação a todos (Tito 2:11) e Se fez claro a todos para que sejam assim indesculpáveis (Romanos 1:19-20).

Tanto a predestinação como a responsabilidade pessoal são verdadeiras – Deus está completamente no controle e a humanidade faz escolhas e é completamente responsável por elas. A Bíblia não as apresenta como verdades irreconciliáveis (como às vezes fazem as tradições teológicas). Aprendemos que, se Deus elegeu aqueles que conheceu de antemão, Ele tanto conhece a Sua criação antes que ela exista quanto determina coisas importantes sobre essa criação. Se Deus é grande o suficiente para ser o Criador de tudo, então não fica perplexo com a existência mútua da Sua soberania e da vontade, escolha e responsabilidade humanas.

English



Voltar à página principal em português

Quem são os eleitos de Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries