settings icon
share icon
Pergunta

Quais são alguns dos enigmas da Bíblia?

Resposta


Os enigmas eram um tipo de quebra-cabeça de palavras muito usado na antiguidade, tanto para entretenimento quanto como teste de sabedoria. Os enigmas permitiam que o orador ocultasse informações valiosas de quem não as merecia e, ao mesmo tempo, revelasse uma verdade vital para os ouvintes dignos. Normalmente, a linguagem de um enigma funcionava em dois níveis: transmitia um significado direto e um ponto simbólico ou alegórico que era compreendido apenas por indivíduos perspicazes.

Provavelmente, o enigma mais conhecido da Bíblia é o que Sansão contou em seu banquete de casamento. O enigma de Sansão era o tipo de diversão frequentemente usado em casamentos, banquetes, festas e reuniões intelectuais do mundo antigo. O noivo, Sansão, divertiu e desafiou seus trinta convidados filisteus pedindo-lhes que resolvessem um enigma em sete dias. O prêmio que Sansão ofereceu foi trinta roupas de linho e trinta mudas de roupa para o convidado que merecesse. Se ninguém resolvesse o enigma, os convidados teriam de dar a Sansão um prêmio idêntico. O enigma de Sansão consistia em um dístico poético: "Do que come saiu comida e do forte saiu doçura" (Juízes 14:12-14). Incapazes de resolver o enigma, os trinta homens ameaçaram a noiva filisteia de Sansão para obter a resposta, que também veio na forma de um enigma: "O que é mais doce do que o mel? O que é mais forte do que o leão?" (versículo 18). A raiva de Sansão pela "trapaça" deles resultou na morte de trinta filisteus (versículo 19), o que, por sua vez, levou a uma escalada de violência e à morte da noiva de Sansão (Juízes 15:6).

A mesma palavra usada para o enigma de Sansão, ḥīdhāh, é traduzida como "perguntas difíceis" que a rainha de Sabá fez ao rei Salomão: "Quando a rainha de Sabá soube da fama de Salomão, por causa do nome do SENHOR, veio testá-lo com questões difíceis. Ela chegou a Jerusalém com uma grande comitiva, com camelos carregados de especiarias, muitíssimo ouro e pedras preciosas; e, tendo-se apresentado a Salomão, conversou com ele acerca de tudo o que havia pensado. Salomão lhe deu resposta a todas as perguntas; não houve nada que o rei não lhe soubesse explicar" (1 Reis 10:1-3). Alguém que conseguia resolver enigmas era considerado uma pessoa sábia e perspicaz. Assim como Salomão, Daniel era um hábil intérprete de enigmas (Daniel 5:11-12).

Alguns provérbios, como os encontrados em Provérbios 30:15-31, foram inicialmente considerados enigmas. Esses provérbios empregavam enigmas como uma forma de ensinar e testar a sabedoria (Provérbios 1:6), além de expor vícios. Em Ezequiel 17:1-10, um enigma simbólico compara o rei Nabucodonosor da Babilônia a uma águia. E, no Novo Testamento, um enigma matemático aparece no misterioso número da besta, 666 (Apocalipse 13:18).

Jesus às vezes usava enigmas para ser mais esperto que Seus oponentes, como no caso em que perguntou: "Como pode Satanás expulsar Satanás?" em Marcos 3:23. Em outra passagem, Jesus usou um enigma para silenciar os líderes religiosos quando eles desafiaram sua autoridade em Mateus 21:23-27.

A razão predominante para o uso de enigmas na Bíblia era ocultar informações das pessoas de coração duro que rejeitavam a verdade, ao mesmo tempo em que a revelavam aos verdadeiros crentes. Em Mateus 13:10, os discípulos perguntaram a Jesus por que Ele falava ao povo por meio de parábolas. Jesus respondeu: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino do céu, mas não a eles" (versículo 11). Em seguida, Jesus apontou para o livro de Isaías: "Porque o coração deste povo se tornou insensível, e com os ouvidos ouviram de má vontade, e fecharam os olhos para que não vejam, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure" (versículo 15, citando Isaías 6:10).

Por causa da condição de seus corações, as pessoas que não tinham fé eram incapazes de compreender o significado das parábolas. No entanto, as pessoas de fé haviam recebido o favor gracioso de Deus e a capacidade de entender os segredos do reino dos céus. A incredulidade fará com que uma pessoa ouça a verdade e, ainda assim, fique cada vez mais encoberta por sua escolha de não acreditar. No entanto, aqueles que recebem e respondem à Palavra de Deus com o coração aberto descobrirão discernimentos e revelações cada vez mais amplos sobre a verdade espiritual.

Provérbios 25:2 diz: "A glória de Deus é encobrir as coisas; mas a glória dos reis é examiná-las." Deus é glorificado ao ocultar informações porque um certo nível de mistério sobre assuntos espirituais aumenta o nosso senso de admiração e busca por descobertas. Deus esconde algumas verdades para que tenhamos que procurá-las. Como procurar conchas ou garimpar ouro, raramente encontramos os tesouros mais valiosos espalhados na superfície da Palavra de Deus. Deus inclui enigmas na Bíblia porque a verdade preciosa deve ser buscada ao confiarmos no Espírito de Deus.

English



Voltar à página principal em português

Quais são alguns dos enigmas da Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries