settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus ordenou o extermínio/genocídio dos cananeus, inclusive das mulheres e crianças?

Resposta


Em 1 Samuel 15:2-3, Deus comandou a Saul e aos israelitas: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos." Deus ordenou coisas semelhantes quando os israelitas estavam invadindo a terra prometida. (Deuteronômio 2:34; 3: 6; 20: 16-18). Por que Deus ordenou que os israelitas exterminassem todo um grupo de pessoas, inclusive as mulheres e crianças?

Esta é uma questão difícil. Não entendemos completamente por que Deus iria comandar tal coisa, mas confiamos que Ele é justo – e reconhecemos que somos incapazes de compreender plenamente um Deus soberano, infinito e eterno. Quando olhamos para questões difíceis como esta, é preciso lembrar que os Seus caminhos são mais altos que os nossos caminhos e Seus pensamentos são mais altos do que os nossos pensamentos (Isaías 55:9; Romanos 11:33-36). Temos de estar dispostos a confiar em Deus e a ter fé nEle, mesmo quando não compreendemos os Seus caminhos.

Ao contrário de nós, Deus conhece o futuro. Deus já sabia quais seriam os resultados se Israel não erradicasse completamente os amalequitas. Se Israel não cumprisse as ordens de Deus, os amalequitas voltariam a incomodá-los no futuro. Saul disse ter matado a todos menos o rei amalequita Agague (1 Samuel 15:20). Obviamente, ele estava mentindo - apenas duas décadas mais tarde, havia amalequitas suficientes para levar Davi e as famílias de seus homens em cativeiro (1 Samuel 30:1-2). Depois de Davi e seus homens terem atacado os amalequitas e resgatado as suas famílias, 400 amalequitas escaparam. Se Saul tivesse cumprido o que Deus lhe havia ordenado, isto nunca teria ocorrido. Várias centenas de anos mais tarde, um descendente de Agague, Hamã, tentou fazer com que todo o povo judeu fosse exterminado (ver o livro de Ester). Então, a obediência incompleta de Saul quase resultou na destruição de Israel. Deus sabia que isso ia acontecer, então Ele ordenou o extermínio dos amalequitas antes disso.

Em relação aos cananeus, Deus ordenou: "Contudo, nas cidades das nações que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira. Conforme a ordem do Senhor, o seu Deus, destruam totalmente os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Se não, eles os ensinarão a praticar todas as coisas repugnantes que fazem quando adoram os seus deuses, e vocês pecarão contra o Senhor, o seu Deus" (Deuteronômio 20:16-18). Os israelitas falharam nesta missão também, e aconteceu exatamente como Deus disse que aconteceria (Juízes 2:1-3; 1 Reis 11:5; 14:24; 2 Reis 16:3-4). Deus não ordenou o extermínio dessas pessoas para ser cruel, mas para evitar que um mal ainda maior ocorresse no futuro.

Provavelmente a parte mais difícil destes comandos de Deus é que Ele ordenou a morte de crianças e bebês também. Por que Deus ordenaria a morte de crianças inocentes? (1) As crianças não são inocentes (Salmo 51:5; 58:3). (2) Essas crianças provavelmente teriam crescido como adeptas das religiões e práticas perversas dos seus pais. (3) Ao acabar com suas vidas quando ainda pequenas, Deus lhes permitiu ter a entrada ao céu. Acreditamos fortemente que todas as crianças que morrem são aceitas no céu pela graça e misericórdia de Deus (2 Samuel 12:22-23; Marcos 10:14-15; Mateus 18:2-4).

Mais uma vez, esta resposta não lida completamente com todas as questões. Nosso foco deve estar em confiar em Deus mesmo quando não compreendemos os Seus caminhos. Devemos lembrar também que o Senhor observa as coisas de uma perspectiva eterna e que os Seus caminhos são mais altos do que os nossos caminhos. Deus é justo, reto, santo, amoroso, misericordioso e gracioso. Como todos os Seus atributos trabalham juntos pode até ser um mistério para nós - mas isso não significa que Ele não seja quem a Bíblia proclama que é.

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus ordenou o extermínio/genocídio dos cananeus, inclusive das mulheres e crianças?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries