settings icon
share icon
Pergunta

O que é a graça salvadora?

Resposta


Como um idioma, a "graça salvadora" se refere a uma "qualidade redentora" que torna uma pessoa ou uma coisa aceitável. Entretanto, esse não é o sentido bíblico. A palavra graça na Bíblia significa "imerecida assistência divina dada aos humanos para a sua regeneração ou santificação" ou "a benevolência de Deus a quem não merece." Biblicamente, "graça salvadora" é a graça de Deus que salva uma pessoa.

A Escritura diz que a graça, o favor imerecido de Deus, é necessária "visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei" (Romanos 3:20). A única maneira de receber a graça salvadora de Deus é pela fé em Cristo: "Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus… justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem" (Romanos 3:21-22).

A graça salvadora resulta em nossa santificação, o processo pelo qual Deus nos conforma à imagem de Cristo. No momento da salvação, pela graça através da fé, Deus nos faz novas criaturas (2 Coríntios 5:17). E Ele promete nunca abandonar os Seus filhos: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6).

Não temos nada em nós mesmos que nos faça merecer o dom de Deus (Romanos 3:10-11) - não temos a "graça salvadora" por conta própria. Sendo fundamentalmente inaceitáveis para Deus, perguntamos, juntamente com os discípulos de Jesus: "Quem pode ser salvo?" A resposta de Jesus é tranquilizadora: "Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus" (Lucas 18:26-27). A salvação é obra de Deus. Ele dá a graça de que necessitamos. A nossa "graça salvadora" é o próprio Cristo. O Seu trabalho na cruz é o que nos salva, não o nosso próprio mérito.

É fácil pensar que, pela nossa fé, podemos contribuir de alguma maneira para a nossa salvação. Afinal de contas, o mérito de Cristo nos é aplicado em resposta a nossa fé, a qual parece estar vindo de nós mesmos. Entretanto, Romanos 3:10-12 diz que nenhum de nós busca a Deus. E Efésios 2:8 diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Hebreus 12:2 diz que Jesus é o autor e consumador da nossa fé. A graça salvadora de Deus é completamente o Seu dom. Até mesmo a nossa capacidade de aceitar a Sua graça salvadora é apenas mais um presente de Deus.
English



Voltar à página principal em português

O que é a graça salvadora?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries