settings icon
share icon
Pergunta

Como Davi pode ser considerado um homem segundo o coração de Deus?

Resposta


Para entender por que Davi era um homem segundo o coração de Deus, precisamos ver quais características ele tinha para se qualificar para uma descrição tão exaltada. No livro de Atos, o apóstolo Paulo fala sobre os sentimentos de Deus em relação ao rei Davi: "Depois que tirou Saul, deu-lhes Davi como rei, do qual também testemunhou dizendo: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade" (Atos 13:22). A resposta para o fato de Davi ter sido considerado um homem segundo o coração de Deus é encontrada no próprio versículo: Davi fazia tudo o que Deus queria que ele fizesse. Uma pergunta óbvia é: como Deus ainda poderia chamar Davi de homem segundo o Seu próprio coração quando Davi cometeu pecados tão terríveis, incluindo adultério e assassinato?

Aprendemos muito sobre o caráter de Davi no livro de Salmos, pois ele abriu sua vida para que todos pudessem examiná-la. A vida de Davi foi um retrato de sucesso e fracasso, e o registro bíblico destaca o fato de que Davi estava longe de ser perfeito. Mas o que fez de Davi um exemplo acima dos demais foi o fato de seu coração estar voltado para Deus. Ele tinha um profundo desejo de seguir a vontade de Deus e fazer "tudo" o que Deus queria que ele fizesse. Ele era um homem segundo o coração de Deus. Vamos analisar algumas características da vida de Davi para descobrir o que isso significa:

Parte do motivo pelo qual Davi é chamado de homem segundo o coração de Deus é que ele tinha fé absoluta em Deus. Em nenhum outro lugar das Escrituras esse ponto é mais bem ilustrado do que em 1 Samuel 17, onde Davi, como um jovem pastor, matou destemidamente o filisteu Golias. Pouco antes do duelo, vemos uma evidência direta da fé de Davi quando ele diz: "O SENHOR, que me livrou das garras do leão e das garras do urso, me livrará da mão desse filisteu. Então Saul disse a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo" (versículo 37). Davi tinha plena consciência de que Deus estava no controle de sua vida e tinha fé que Deus o livraria do perigo iminente. De que outra forma alguém poderia se aventurar em uma situação potencialmente fatal com tanta calma e confiança? Davi sabia desde cedo na vida que era preciso confiar e obedecer a Deus. Como vemos nas Escrituras, a fé de Davi agradou a Deus, e Deus o recompensou por sua fidelidade.

Outra razão pela qual Davi era um homem segundo o coração de Deus é que ele amava absolutamente a Lei de Deus. Dos 150 salmos da Bíblia, atribui-se a Davi a autoria de mais da metade deles. Escrevendo em vários momentos de sua vida, muitas vezes problemáticos, Davi mencionou repetidamente o quanto amava a perfeita Palavra de Deus. Encontramos um belo exemplo disso no Salmo 119:47-48: "Eu me agradarei dos teus mandamentos, que amo. Também levantarei as mãos para os teus mandamentos, que amo, e meditarei nos teus estatutos." Não é difícil ver sua completa adoração pela Palavra de Deus. Observe também como Davi "medita" nos estatutos de Deus. Deus concedeu a Davi entendimento e sabedoria por meio da meditação diária. Faríamos bem em não apenas ler a Palavra de Deus, mas também pensar nela ao longo do dia, pois Deus gosta que pensemos nEle. "Bem-aventurados os que guardam seus testemunhos, que o buscam de todo o coração, que não praticam o mal, mas seguem seus caminhos!" (Salmo 119:2-3).

Davi era um homem segundo o coração de Deus, pois era verdadeiramente grato. "Lavo minhas mãos na inocência; é assim que me aproximo do teu altar, ó SENHOR, para entoar o louvor em voz alta e proclamar todas as tuas maravilhas" (Salmo 26:6-7). A vida de Davi foi marcada por períodos de grande paz e prosperidade, bem como por momentos de medo e desespero. Mas em todas as épocas de sua vida, ele nunca se esqueceu de agradecer ao Senhor por tudo o que tinha. Essa é realmente uma das melhores características de Davi. "Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios, com louvor! Rendei-lhe graças e bendizei seu nome!" (Salmo 100:4). Como seguidores de Jesus Cristo, faríamos bem em seguir o exemplo de Davi, oferecendo louvor por meio de ações de graças ao nosso Senhor.

Depois de pecar, Davi se arrependeu verdadeiramente. O pecado de Davi com Bate-Seba está registrado em 2 Samuel 11:2-5. Os poderosos caem duramente, e a queda de Davi incluiu adultério, mentira e assassinato. Ele pecou contra Deus e admite isso em 2 Samuel 12:13: "Então Davi disse a Natã: Pequei contra o SENHOR. Natã respondeu a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado, por isso, não morrerás." Mas admitir nosso pecado e pedir perdão é apenas metade da equação. A outra metade é o arrependimento, e Davi também fez isso. O Salmo 51 é a oração de arrependimento de Davi a Deus: "Ó Deus, compadece-te de mim, segundo teu amor; apaga minhas transgressões, por tuas grandes misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado" (Salmo 51:1-2).

Concluindo, Davi era um homem segundo o coração de Deus porque demonstrou sua fé e se comprometeu a seguir o Senhor. Sim, sua fé foi testada em grande escala, e ele falhou algumas vezes. Mas depois de seu pecado, ele buscou e recebeu o perdão do Senhor. Em última análise, Davi amava a Lei de Deus e procurava segui-la à risca. Como um homem segundo o coração de Deus, Davi é um modelo para todos nós.

English



Voltar à página principal em português

Como Davi pode ser considerado um homem segundo o coração de Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries