settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade? A homossexualidade é um pecado? Deus odeia os homossexuais?

video
Resposta


Na opinião de algumas pessoas, ser homossexual está tão fora do controle quanto a cor da pele e a altura. Por outro lado, a Bíblia declara clara e consistentemente que a atividade homossexual é um pecado (Gênesis 19:1–13; Levítico 18:22; 20:13; Romanos 1:26–27; 1 Coríntios 6:9). Esta desconexão leva a muita controvérsia, debate e até hostilidade.


Ao examinar o que a Bíblia diz sobre a homossexualidade, é importante distinguir entre o comportamento homossexual e as inclinações ou atrações homossexuais. É a diferença entre o pecado ativo e a condição passiva de ser tentado. O comportamento homossexual é pecaminoso, mas a Bíblia nunca diz que é pecado ser tentado. Ou seja, uma luta contra a tentação pode levar ao pecado, mas a luta em si não é um pecado.

Romanos 1:26–27 ensina que a homossexualidade é o resultado da negação e da desobediência a Deus. Quando as pessoas continuam no pecado e na incredulidade, Deus “entrega-as” a pecados ainda mais perversos e depravados para lhes mostrar a futilidade e a desesperança da vida longe de Deus. Um dos frutos da rebelião contra Deus é a homossexualidade. 1 Coríntios 6:9 proclama que aqueles que praticam a homossexualidade e, portanto, transgridem a ordem criada por Deus, não são salvos.

Uma pessoa pode nascer com maior suscetibilidade à homossexualidade, assim como algumas pessoas nascem com tendência à violência e a outros pecados. Isso não desculpa a escolha pessoal de pecar ao ceder a desejos pecaminosos. Só porque uma pessoa nasce com maior suscetibilidade a ataques de raiva, isso não significa que seja correto ceder a esses desejos e explodir a cada provocação. O mesmo acontece com a suscetibilidade à homossexualidade.

Independente das nossas tendências ou atrações, não podemos continuar a definir-nos pelos próprios pecados que crucificaram Jesus – e ao mesmo tempo supor que estamos certos diante de Deus. Paulo lista muitos dos pecados que os coríntios já praticaram (a homossexualidade está na lista). Mas em 1 Coríntios 6:11, ele os lembra: “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (grifo nosso). Em outras palavras, alguns coríntios, antes de serem salvos, viviam estilos de vida homossexuais; mas nenhum pecado é grande demais para o poder purificador de Jesus. Uma vez limpos, não somos mais definidos pelo pecado.

O problema com a atração homossexual é que ela é uma atração por algo que Deus proibiu, e qualquer desejo por algo pecaminoso, em última análise, tem suas raízes no pecado. A natureza generalizada do pecado faz com que vejamos o mundo e as nossas próprias ações através de uma perspectiva distorcida. Nossos pensamentos, desejos e disposições são todos afetados. Assim, a atração homossexual nem sempre resulta em pecado ativo e intencional – pode não haver uma escolha consciente de pecar – mas brota da natureza pecaminosa. A atração pelo mesmo sexo é sempre, em algum nível básico, uma expressão da natureza decaída.

Como seres humanos pecadores que vivem num mundo pecaminoso (Romanos 3:23), somos assolados por fraquezas, tentações e incentivos ao pecado. O nosso mundo está cheio de iscas e armadilhas, incluindo a tentação de praticar a homossexualidade.

A tentação de se envolver em comportamento homossexual é bem real para muitos. Aqueles que lutam contra a atração homossexual muitas vezes relatam sofrimento durante anos desejando que as coisas fossem diferentes. As pessoas nem sempre conseguem controlar como ou o que sentem, mas podem controlar o que fazem com esses sentimentos (1 Pedro 1:5–8). Todos nós temos a responsabilidade de resistir à tentação (Efésios 6:13). Todos devemos ser transformados pela renovação das nossas mentes (Romanos 12:2). Todos devemos “andar no Espírito” para não “satisfazer à concupiscência da carne” (Gálatas 5:16).

Finalmente, a Bíblia não descreve a homossexualidade como um pecado “maior” do que qualquer outro. Todo pecado é ofensivo a Deus. Sem Cristo, estamos perdidos, qualquer que seja o tipo de pecado que nos tenha enredado. De acordo com a Bíblia, o perdão de Deus está disponível para o homossexual, assim como para o adúltero, o adorador de ídolos, o assassino e o ladrão. Deus promete a força para a vitória sobre o pecado, incluindo a homossexualidade, a todos aqueles que crerem em Jesus Cristo para a sua salvação (1 Coríntios 6:11; 2 Coríntios 5:17; Filipenses 4:13).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade? A homossexualidade é um pecado? Deus odeia os homossexuais?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries