settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de hosana nas alturas?

Resposta


A frase hosana nas alturas aparece apenas duas vezes na Bíblia, uma em Mateus e outra em Marcos, durante a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. As pessoas estavam aglomeradas ao redor do portão, observando Jesus entrar na cidade, e estavam celebrando e gritando: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!" (Mateus 21:9). Marcos 11:10 registra a multidão dizendo: "Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!".

A palavra hosana vem de uma palavra hebraica que significa "salve agora" ou "salve-nos, nós oramos". A primeira palavra do Salmo 118:25 é howosiah-na, traduzida como "Salve-nos!", e o uso dessa palavra pela multidão na entrada triunfal foi significativo, especialmente quando acenaram com ramos de palmeira (o Salmo 118 estava associado à Festa dos Tabernáculos). Ao dizer "hosana" quando Jesus passou pelos portões de Jerusalém e se referir a Davi e ao reino de Davi, os judeus estavam reconhecendo Jesus como seu Messias. Os judeus estavam esperando há muito tempo pelo cumprimento da aliança davídica (2 Samuel 7; 1 Crônicas 17:11-14; 2 Crônicas 6:16), e seus gritos de "hosana nas alturas" indicavam a esperança de que o Messias finalmente havia chegado para estabelecer o reino de Deus ali mesmo (veja Lucas 19:11).

Ao dizer "nas alturas", a multidão estava invocando a bênção do céu sobre eles e a salvação que o Messias estava trazendo. A frase também ecoa a canção dos anjos em Lucas 2:14: "Glória a Deus nas maiores alturas". Parafraseando os gritos da multidão: "Salve-nos, nosso Messias, que vem para cumprir a missão de Deus! Salve-nos, nós lhe pedimos, ao assumir seu trono legítimo e estender a salvação do céu para nós!"

Infelizmente, a salvação que o povo de Jerusalém queria naquele dia era política, não espiritual. Eles estavam interessados apenas em um cumprimento temporário e mundano das profecias messiânicas. Eles preferiram não ver as profecias que diziam que o Messias seria "um homem de dores" que carregaria as dores de Seu povo e seria esmagado por seus pecados. Sua opressão e morte foram claramente previstas em Isaías 53. Sim, Jesus era o Messias por quem esperavam e Ele aceitou os gritos de "hosana nas alturas". Ele era verdadeiramente Emanuel, Deus conosco (Isaías 7:14). Mas a conquista política e o cumprimento final da Aliança de Davi devem aguardar a segunda vinda (Atos 1:11; Zacarias 14:4; Mateus 24:30; Tito 2:13). Antes que Jesus pudesse cuidar dos problemas políticos de Seu povo, Ele teve que cuidar do problema do pecado.

Quando as pessoas gritavam "hosana nas alturas", mal sabiam elas o que isso realmente significava. Jesus tinha vindo para salvar (Lucas 19:10), mas não da maneira que eles desejavam. "sem derramamento de sangue, não há remissão" (Hebreus 9:22). Seus clamores por salvação e sua exigência de que ela viesse "agora" foram respondidos com a cruz. Deus providenciou uma salvação espiritual da escravidão do pecado, comprada a um grande custo pelo Senhor Jesus. Mas os resultados abençoados dessa salvação se estendem pela eternidade e superam em muito quaisquer benefícios temporários que possamos experimentar neste mundo.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de hosana nas alturas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries