settings icon
share icon
Pergunta

O que significa jugo na Bíblia?

Resposta


O jugo é uma travessa de madeira presa sobre o pescoço de dois animais e fixada em um arado ou carroça. A canga permite que dois animais compartilhem a carga e puxem juntos. As cangas eram usadas nos tempos bíblicos principalmente com touros ou bois para arar campos e puxar carroças. Os animais atrelados precisavam ser próximos em tamanho e peso para que a carroça ou o arado puxasse uniformemente.

Na Bíblia, o jugo às vezes é mencionado metaforicamente para descrever o peso de uma tarefa ou obrigação. Por exemplo, o rei Roboão tentou incutir respeito por si mesmo ameaçando seus súditos com "um jugo pesado" (1 Reis 12:11). Quebrar um jugo muitas vezes simbolizava a liberdade dos opressores (Isaías 10:27) ou o início de uma nova fase na vida, como quando Eliseu deixou sua vida agrária para seguir Elias (1 Reis 19:19-21).

As pessoas nos dias de Jesus entendiam prontamente as analogias que usavam um jugo. Elas sabiam o que Jesus queria dizer quando disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30). Um jugo "suave" significava que o fardo a ser carregado não era pesado porque Jesus Cristo estaria nos ajudando.

Outro lugar nas Escrituras usa a imagem de um jugo para desencorajar os cristãos a se relacionarem intimamente com os incrédulos: "Não vos coloqueis em jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Que comunhão há entre luz e trevas? Que harmonia existe entre Cristo e Belial? Que parceria tem o crente com o incrédulo? E que acordo tem o santuário de Deus com ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo, como ele disse: Habitarei neles e entre eles andarei; eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" (2 Coríntios 6:14-16). Estar em "jugo" é estar em uma relação de união. A advertência nessa passagem é que um cristão não deve entrar em um acordo pessoal ou profissional comprometedor com um não cristão. Dois animais em jugo desigual acabariam lutando um contra o outro e contra o jugo. Quando os israelitas perseguiam ídolos, dizia-se que eles estavam se juntando a Baal (Salmo 106:28; Números 25:5). Os crentes do Novo Testamento devem estar separados do mundo.

Um cristão vê o mundo de uma perspectiva diferente da de um incrédulo. Nós nos tornamos cidadãos de outro reino quando aceitamos pela fé a oferta de salvação de Deus (Romanos 10:9-10). Um cristão que segue a Deus e um descrente que segue o mundo estarão sendo puxados em direções diferentes. Filipenses 3:18-20 destaca essa diferença de fidelidade: "...porque há muitos, sobre os quais vos falei diversas vezes, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição; o deus deles é o estômago; e a glória que eles têm baseia-se no que é vergonhoso; eles se preocupam só com as coisas terrenas. Mas a nossa pátria está no céu, de onde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo."

Os cristãos vivem para honrar e glorificar o nosso Rei, Jesus (1 Coríntios 10:31). Os que são do mundo vivem para agradar a si mesmos e se conformar aos padrões deste mundo. Quando os cristãos se unem a incrédulos em acordos contratuais ou de aliança, eles estão assumindo um lado de um jugo. Eles podem acreditar que estão caminhando em direção à justiça e à glória de Deus, mas seus companheiros de jugo têm outras ideias. Eles puxarão uns contra os outros em vez de mover a carga na direção certa. Devemos ter cuidado com o jugo que aceitamos e com quem nos unimos.

English



Voltar à página principal em português

O que significa jugo na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries