settings icon
share icon
Pergunta

O que significa "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" em Mateus 22:14?

Resposta


Essa afirmação é a conclusão da Parábola da Festa de Casamento. Jesus contou essa parábola para mostrar como será o reino dos céus quando chegar o fim dos tempos. Na parábola, o rei envia seus servos para reunir os convidados para a festa de casamento. Mas os convidados se recusaram a comparecer, alguns porque estavam muito ocupados com suas próprias atividades mundanas e outros porque eram positivamente hostis ao rei. Então, o rei ordenou que seus servos saíssem e convidassem qualquer pessoa que encontrassem, e muitos vieram e encheram o salão de festas. Mas o rei vê um homem sem roupas de casamento e o manda embora. Jesus conclui dizendo que muitos são chamados/convidados para o reino, mas somente aqueles que foram "escolhidos" e receberam Cristo virão. Aqueles que tentam entrar sem a cobertura do sangue de Cristo por seus pecados não estão vestidos adequadamente e serão enviados para as "trevas exteriores" (v. 13), ou seja, para o inferno.

Muitas pessoas ouvem o chamado de Deus por meio da revelação que Ele faz de Si mesmo por meio da criação, da consciência e da pregação da Palavra. Mas somente os "poucos" responderão, porque são os que realmente estão ouvindo. Jesus disse várias vezes: "Quem tem ouvidos, ouça" (Mateus 11:15; Marcos 4:9; Lucas 8:8, 14:35). A questão é que todos têm ouvidos, mas apenas alguns estão ouvindo e respondendo. Nem todos que ouvem o evangelho o recebem, mas apenas os "poucos" que têm ouvidos para ouvir. Os "muitos" ouvem, mas não há interesse ou há total antagonismo em relação a Deus. Muitos são chamados ou convidados para o reino, mas nenhum é capaz de vir por conta própria. Deus precisa atrair o coração daqueles que vêm; caso contrário, eles não virão (João 6:44).

Segundo Coríntios 5:17 diz: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas." Deus cria a vida, concede o arrependimento e dá a fé. O homem é totalmente incapaz, por si mesmo, de fazer essas coisas que são necessárias para entrar no reino dos céus. Efésios 1:4-6: "...como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, para o louvor da glória da sua graça, que nos deu gratuitamente no Amado." A salvação é pela vontade e prazer de Deus para a Sua glória. João 6:37-39, 44-45: "Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e de modo algum rejeitarei quem vem a mim. Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos os que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.... Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que ouviu e aprendeu do Pai vem a mim."

Portanto, todos os "escolhidos" de Deus serão salvos, sem exceção; eles ouvirão e responderão porque têm ouvidos espirituais para ouvir a verdade. O poder de Deus torna isso certo. Romanos 8:28-30: "Sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam, dos que são chamados segundo o seu propósito. Pois os que conheceu por antecipação, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E os que predestinou, a eles também chamou; e os que chamou, a eles também justificou; e os que justificou, a eles também glorificou."

Como saberemos se estamos entre os poucos que têm ouvidos para ouvir? Respondendo ao chamado. A certeza desse chamado certo, desse chamado escolhido, vem do Espírito Santo. Considere Filipenses 1:6, que diz: "E estou certo disto: aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus." "Assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, realizai a vossa salvação com temor e tremor; porque é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:12-13). Se ouvirmos com nossos ouvidos espirituais e respondermos ao convite, haverá temor e tremor em nossas almas ao reconhecermos que foi a obra de Deus em nós que causou nossa salvação.

English



Voltar à página principal em português

O que significa "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" em Mateus 22:14?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries