settings icon
share icon
Pergunta

Por que "Não terás outros deuses além de mim" está nos Dez Mandamentos?

Resposta


A Lei Mosaica foi edificada sobre os Dez Mandamentos, e a lei foi edificada sobre o primeiro mandamento: "Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim" (Deuteronômio 5:6-7). Aqui vemos não apenas a proibição de Deus contra a idolatria, mas Suas razões para essa proibição. Foi o Senhor Deus que teve o poder de tirar Seu povo da escravidão no Egito. Somente Ele se importou o suficiente com eles para escolhê-los para serem Seus, e somente Ele os libertou e protegeu. Por tudo isso, Ele declara que somente Ele merece ser adorado e reverenciado. Nenhum ídolo feito de madeira ou pedra é Deus. Os ídolos são surdos, mudos, cegos e impotentes (Isaías 44:18).

A carta de Paulo aos Romanos indica que a adoração de coisas na própria criação - não apenas de suas imagens - é errada aos olhos de Deus (Romanos 1:25). Paulo também adverte os colossenses contra a adoração de outros seres sobrenaturais: "Ninguém seja árbitro contra vós, fingindo humildade ou culto aos anjos" (Colossenses 2:18a). Jesus ampliou a definição de "outros deuses" para incluir conceitos além de imagens, seres vivos e outros seres sobrenaturais. Em Mateus 6:24, Ele adverte contra a adoração de coisas materiais: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." A palavra grega mammonas, traduzida aqui como "riquezas", não se refere ao dinheiro que se tem no bolso. Ela é a personificação da riqueza ou do dinheiro (especialmente a riqueza obtida por meio da ganância), cujo amor, na terminologia moderna, é o "materialismo". Os perigos da adoração de coisas materiais estão claramente delineados na história do jovem rico (Mateus 19:16-26) que se afastou de Cristo porque não podia se desfazer de sua riqueza.

Sansão (Juízes 14-16), apesar de ter sido separado para Deus como nazireu, adorava outro deus que estava muito mais próximo de sua riqueza do que o homem rico. O deus de Sansão era ele mesmo, e seu orgulho e adoração a si mesmo o levaram à ruína. Ele estava tão confiante em suas próprias habilidades que acreditava não precisar mais de Deus e, no final - espancado, cego e humilhado -, Sansão parecia estar mais preocupado com a vingança e com sua visão do que com o plano de Deus para Seu povo escolhido. Ele serviu a si mesmo e às suas prioridades, fazendo delas seus ídolos.

Aqueles que adoram "outros deuses" acabarão tendo o mesmo destino que os profetas de Baal no Monte Carmelo, onde foram desafiados pelo profeta Elias para um duelo. Elias e os profetas de Baal ofereceram sacrifícios às suas respectivas divindades, mas não queimaram os sacrifícios. O deus que atendesse às suas súplicas e aceitasse o sacrifício seria declarado o único Deus verdadeiro para todo o Israel. Os profetas de Baal começaram cedo a orar e suplicar a Baal que queimasse seu sacrifício. Enquanto isso, Elias os provocava. "Ao meio-dia, Elias passou a zombar deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que esteja em alguma viagem; talvez esteja dormindo e precise que o acordem" (1 Reis 18:27). No final, os profetas de Baal foram todos mortos pelos israelitas depois que o único Deus verdadeiro demonstrou Seu poder, queimando a oferta, a água, a madeira, as pedras e o solo do altar.

Nosso Deus nunca está ocupado, dormindo, viajando ou distraído. Paulo descreve a soberania de Deus: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa. Pois é ele mesmo quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.... Sendo nós gerados por Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação humana" (Atos 17:24-25, 29). Deus nos ordena a não servir a outros deuses porque não existem outros deuses, exceto aqueles que nós mesmos criamos. Davi descreve o que aguarda a pessoa que coloca Deus acima de tudo: "Bem-aventurado o homem que coloca sua confiança no SENHOR e não se volta aos arrogantes nem aos que seguem a mentira" (Salmo 40:4).

English



Voltar à página principal em português

Por que "Não terás outros deuses além de mim" está nos Dez Mandamentos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries