settings icon
share icon
Pergunta

O que é uma nuvem de glória? Uma nuvem de glória é bíblica?

Resposta


Durante o século passado, algumas igrejas começaram a relatar o aparecimento de uma "nuvem de glória" - elas acreditavam que se tratava de uma manifestação física da presença de Deus na forma de uma nuvem brilhante que permanecia sobre os cultos de adoração. Essas nuvens foram relatadas em cultos em todo o mundo, desde igrejas em casas de um cômodo no Brasil até mega-igrejas na Califórnia.

Aqueles que testemunharam esse fenômeno o descrevem como um enxame brilhante de partículas semelhantes a ouro que se instala na pele e no cabelo e depois desaparece. Alguns descrevem mãos e rostos cobertos de óleo ou de um resíduo brilhante que retorna mesmo após a limpeza. Também há relatos de penas ou "joias" caindo dessas nuvens. Alguns pastores, geralmente do movimento carismático ou pentecostal, afirmam que a nuvem os envolveu tanto antes da pregação que mal conseguiam ver a congregação. Eles atribuem isso à presença tangível de Deus ungindo-os para a pregação. Eles usam como base bíblica passagens do Antigo Testamento, como 2 Crônicas 5:14; 1 Reis 8:11; Ezequiel 10:4; e Êxodo 40:35.

O termo nuvem de glória não é encontrado em nenhuma parte das Escrituras, e muitos se perguntam, com razão, se tal coisa é bíblica. É significativo que os "textos de prova" de uma nuvem de glória venham inteiramente do Antigo Testamento. O Novo Testamento não contém exemplos de Deus se manifestando em uma nuvem como essa. Como a igreja vive sob a aliança do Novo Testamento, não temos base para acreditar que esse fenômeno seja uma obra genuína de Deus.

A primeira referência bíblica à presença de Deus em uma nuvem é encontrada em Êxodo 13:21. À medida que os israelitas se dirigiam para a Terra Prometida, "E o SENHOR ia à frente deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite." Êxodo 40:35 associa a nuvem à glória de Deus: "De maneira que Moisés não podia entrar na tenda da revelação, pois a nuvem repousava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Para encher o tabernáculo, a "glória do Senhor" deve ter tido uma manifestação física reconhecível pelo povo. Entretanto, não há nenhuma indicação nas Escrituras de que as nuvens eram brilhantes ou cheias de pó de ouro. De fato, toda vez que ouro ou joias são mencionados em relação a Deus, eles são sempre da mais pura variedade. Nenhum gemologista independente jamais verificou a autenticidade de qualquer elemento produzido nesses serviços.

O Senhor disse a Moisés: "homem nenhum pode ver a minha face e viver" (Êxodo 33:20). Ele permitiu a Moisés apenas um vislumbre fugaz de Sua glória de passagem (Êxodo 33:22-23). Aqueles que se depararam com a nuvem da glória de Deus no Antigo Testamento geralmente não conseguiam se aproximar dela (veja Êxodo 40:34-35; 2 Crônicas 7:2; e 1 Reis 8:11). Por outro lado, aqueles que experimentam a versão moderna de uma "nuvem de glória" a saúdam cantando, dançando, gritando e se aquecendo no brilho que os envolve. Essa reação é inconsistente com os relatos bíblicos. Quando a glória de Deus estava presente em uma nuvem, o poder de Sua presença era tão avassalador que os homens mortais não podiam entrar nela.

Ezequiel realmente experimentou a glória do Senhor. Ele escreve: "O aspecto do brilho ao seu redor era como o aspecto do arco nas nuvens, em dia de chuva. Essa era a aparência da glória do SENHOR. Quando vi isso, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava" (Ezequiel 1:28; cf. 44:4). Quando o Senhor deu a Isaías uma visão de Sua glória, a resposta de Isaías foi gritar: "Então eu disse: Ai de mim! Estou perdido; porque sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos!" (Isaías 6:5). A humildade abjeta, semelhante ao horror, sempre acompanhava as demonstrações da glória de Deus no Antigo Testamento (2 Crônicas 5:14; 7:3; Isaías 6:5). As respostas de Ezequiel e Isaías à glória do Senhor não eram nada parecidas com as respostas das pessoas nas igrejas carismáticas modernas.

Deus demonstrou Sua glória de mil maneiras (Salmo 19:1), sendo a principal delas a Pessoa de Seu Filho. Jesus afirmou que vê-lo e conhecê-lo é ver a glória de Deus. Ele disse a Seus seguidores em João 11:40: "Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?" Ele também disse: "Quem vê a mim, vê o Pai" (João 14:9). Ele deu a Seus filhos o Espírito Santo, o que significa que levamos a glória de Deus conosco aonde quer que vamos (1 Coríntios 6:19; 2 Coríntios 5:5).

Embora o Senhor Deus possa se manifestar da maneira que quiser, Ele não precisa de uma nuvem reluzente para comunicar Sua presença àqueles que receberam Sua oferta de salvação. Não buscamos um sinal (Mateus 16:4). Podemos desfrutar de Sua presença a cada momento de cada dia ao nos rendermos a Ele e escolhermos andar no Espírito (Gálatas 5:16, 25).

English



Voltar à página principal em português

O que é uma nuvem de glória? Uma nuvem de glória é bíblica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries