settings icon
share icon
Pergunta

O que significa Israel na Bíblia?

Resposta


O homem Israel foi inicialmente chamado de Jacó. Ele era gêmeo, um dos dois filhos de Isaque e Rebeca, e neto de Abraão. Quando nasceu em segundo lugar, ele estava segurando o calcanhar de seu irmão mais velho, Esaú. Ele recebeu o nome Jacó porque Jacó soa semelhante a aqeb, a palavra hebraica para "calcanhar". A raiz da palavra também é a mesma raiz da palavra para "seguir", o que faz sentido, pois Jacó seguiu Esaú no nascimento. A raiz também é a mesma raiz para "suplantar" e carrega a ideia de enganar ou usurpar.

Jacó fez jus ao seu nome, pois tentou suplantar seu irmão mais velho, que tinha direitos e bênçãos significativos por ser o primogênito. Ele comprou o direito de primogenitura de Esaú por uma tigela de ensopado (Gênesis 25:29-34). Jacó também se fez passar por Esaú para que seu pai cego, Isaque, desse a ele a bênção destinada a Esaú (Gênesis 27). Esaú jurou matar Jacó (Gênesis 27:41). Jacó também parecia agir de forma enganosa com seu sogro, que também havia agido de forma enganosa com ele em várias ocasiões (veja Gênesis 29-30).

Jacó finalmente deixou seu sogro, levando consigo todos os seus rebanhos, gado, esposas e filhos, e voltou para a terra de Abraão e Isaque, mas temia a reação de Esaú. De fato, ele soube que Esaú estava se dirigindo a ele com 400 homens armados. Na noite anterior ao seu encontro com Esaú, Jacó colocou sua comitiva do outro lado de um riacho por segurança, enquanto passava a noite sozinho, presumivelmente para que, se Esaú o atacasse à noite, apenas ele fosse morto, mas o restante de sua família fosse poupado.

No meio da noite, uma pessoa misteriosa entrou no acampamento de Jacó, e eles lutaram. A pessoa misteriosa é inicialmente chamada de homem (Gênesis 32:24). Outra menção a esse incidente diz que Jacó lutou com "um anjo" (Oséias 12:4). Após o incidente, Jacó diz: "Vi Deus face a face" (Gênesis 32:30). Em hebraico, a palavra traduzida como "Deus" pode se referir a Yahweh, mas também pode se referir a um anjo como um "ser divino". A identificação exata dessa pessoa não é tão importante quanto a interação entre ela e Jacó.

Jacó e essa pessoa lutaram a noite toda. O que deu início à luta e uma dúzia de outras perguntas simplesmente não foram respondidas. Enquanto lutavam, o indivíduo misterioso não conseguia vencer Jacó, então ele tocou Jacó no quadril, o que parece ter ferido sua articulação. Em seguida, a pessoa misteriosa pediu a Jacó que o deixasse ir, mas Jacó disse que não o faria a menos que ele o abençoasse:

O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome?"

"Jacó", respondeu ele.

Então o homem disse: "Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste" (Gênesis 32:28-29).

A palavra hebraica para "luta" tem a raiz das consoantes SYR, e Israel tem a raiz das consoantes YSR com o sufixo -el, que significa "Deus". A semelhança das palavras cria um jogo de palavras. Jacó, "o enganador", tinha sido chamado de "aquele que luta contra Deus".

O incidente entre Jacó e o anjo é uma demonstração de graça. Jacó certamente não merecia a bênção que recebeu. Deus simplesmente escolheu abençoá-lo, mesmo no útero, antes que ele tivesse feito qualquer coisa (Gênesis 25:23, cf. Romanos 9:11-13). Da mesma forma, foi somente pela graça que Jacó pôde lutar com o "homem" e prevalecer, pois o indivíduo misterioso certamente tinha poder para vencer e prejudicar Jacó. Ele deixou Jacó "vencer". Da parte de Jacó, talvez essa tenha sido a primeira vez que ele percebeu que estava em uma situação difícil. Esaú estava se aproximando e ele se sentiu desamparado. Jacó pediu uma bênção a essa pessoa, o que o colocou em uma posição de humildade para que pudesse receber graça e bênção.

A nação de Israel recebeu esse nome em homenagem a Israel, o patriarca. Infelizmente, o povo de Israel também parecia estar em uma luta constante com Deus. Embora Ele graciosamente os tenha tomado para Si como Seu povo escolhido, eles repetidamente lhe davam as costas. Como resultado, em Jeremias 31:33-34, Deus prometeu uma nova aliança com Israel que garantiria sua obediência:

"Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei."

Os israelitas que se achegam a Deus por meio da fé em Cristo entram na Nova Aliança e não precisam mais lutar contra Deus. Pela graça de Deus, os gentios que recebem o Messias de Israel também são incluídos na Nova Aliança. Em Cristo, judeus e gentios não precisam mais lutar contra Deus ou uns contra os outros.

Em Cristo, a luta é resolvida, e temos paz, conforme explicado em Efésios 2:11-22:

"Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.

"Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito."

English



Voltar à página principal em português

O que significa Israel na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries