settings icon
share icon
Pergunta

O que é um presságio?

Resposta


Um presságio é um sinal com significado profético que pressagia um evento excepcionalmente notável ou desastroso. Fenômenos naturais, estranhos defeitos de nascimento ou animais agindo de forma inexplicável são comumente vistos como presságios. Os presságios podem ser bons ou maus, ou seja, podem prever um evento bom e positivo ou um evento mau e prejudicial. Os supersticiosos podem considerar encontrar um centavo de cabeça para cima um bom presságio, mas ver um gato preto cruzando seu caminho um mau presságio.

Os presságios estão intimamente ligados à adivinhação e à leitura da sorte, pois o presságio deve ser "lido" ou "adivinhado" por alguém que saiba como fazê-lo. Em todo o mundo antigo, acreditava-se, adivinhava-se e obedecia-se aos presságios (também chamados de sinais e prenúncios). Por exemplo, na antiga Assíria, se o rei recebesse um mau presságio, ele se esconderia, e os assírios colocariam um rei chamariz no trono, na expectativa de que o acontecimento maligno se abateria sobre o falso rei em vez do verdadeiro.

Os sinais às vezes ocorriam na Bíblia em associação com as profecias de Deus. O profeta Isaías disse que ele e seus filhos eram "sinais e símbolos" para Israel (Isaías 8:18). Os nomes dos filhos de Isaías eram significativos para o futuro de Israel (veja Isaías 8:1-4). Além disso, Deus fez Isaías andar nu e descalço como "sinal e alerta contra o Egito e contra a Etiópia" (Isaías 20:3). Nesse caso, Deus colocou a nudez de Isaías à vista dessas terras condenadas como um sinal para elas sobre sua destruição. Outra profecia divina acompanhada de um sinal no livro de Isaías é o movimento para trás da sombra no relógio de sol (Isaías 38:7-8). Esses eventos - esses "presságios" - eram confirmações claras do plano de Deus.

Outro exemplo de um sinal ou "presságio" aconteceu antes do êxodo. Deus enviou Moisés ao Faraó com um sinal: quando Moisés jogou seu cajado no chão, Deus o transformou em uma serpente. Esse milagre foi especificamente planejado para convencer aqueles que não acreditavam (Êxodo 4:1-5). A presença de uma serpente na corte real também deveria ter sido um sinal para o Faraó sobre as pragas que estavam por vir, mas ele não deu atenção ao presságio. Outra pessoa que tragicamente não deu atenção a um presságio divino foi Pôncio Pilatos. Durante o julgamento de Jesus, a esposa de Pilatos lhe enviou uma mensagem urgente: "E estando ele sentado no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas na questão desse justo, porque hoje em sonho sofri muito por causa dele" (Mateus 27:19).

Esses presságios ocorreram na Bíblia, geralmente por meio dos profetas de Deus, quando serviam ao propósito de Deus. Entretanto, a Bíblia proíbe expressamente qualquer tipo de adivinhação: "Não haverá contigo quem sacrifique o filho ou a filha no fogo, nem adivinho, nem prognosticador... pois o SENHOR detesta todo aquele que faz essas coisas" (Deuteronômio 18:10-12). Não vivemos de superstição e não deveríamos estar procurando por bons ou maus presságios. Nossa compreensão do mundo espiritual não se dá por meio do ocultismo. Deus nos deu o sinal definitivo de Sua bondade, amor e graça em Jesus Cristo (1 João 4:9). A Bíblia é a nossa fonte de discernimento espiritual (2 Pedro 1:19-21).

English



Voltar à página principal em português

O que é um presságio?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries