settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre orar aos mortos ou falar com eles?

Resposta


Orar aos mortos é estritamente proibido na Bíblia. Deuteronômio 18:11 nos diz que quem "consulta os mortos" é "abominação ao SENHOR." A história de Saul consultando um médium para trazer o espírito do morto Samuel resultou em sua morte "por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante" (1 Samuel 28:1-25; 1 Crônicas 10:13-14). Claramente, Deus declarou que essas coisas não devem ser feitas.

Considere as características de Deus. Deus é onipresente - em todos os lugares ao mesmo tempo - e é capaz de ouvir todas as orações do mundo (Salmo 139:7-12). Um ser humano, por outro lado, não possui este atributo. Além disso, Deus é o único que tem o poder de responder à oração. Deus é onipotente - todo-poderoso (Apocalipse 19:6). Certamente este é um atributo que um ser humano, vivo ou morto, não possui. Finalmente, Deus é onisciente, Ele sabe de tudo (Salmo 147:4-5). Mesmo antes de orarmos, Deus conhece as nossas necessidades genuínas melhor do que nós. Ele não só as conhece, mas responde às nossas orações de acordo com a Sua perfeita vontade.

Assim, para que uma pessoa morta receba orações, o indivíduo morto tem que ouvir a oração, possuir o poder de responder a ela, e fazê-lo de uma maneira que seja o melhor para o indivíduo que está orando. Só Deus ouve e responde à oração por causa de Sua essência perfeita e por causa do que alguns teólogos chamam de sua "imanência". Imanência é a qualidade de Deus que o leva a se envolver diretamente com os assuntos da humanidade (1 Timóteo 6:14-15); isso inclui responder à oração.

Mesmo depois que a pessoa morre, Deus ainda está envolvido com essa pessoa e seu destino. Hebreus 9:27 diz assim: "... E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo." Se uma pessoa morre em Cristo, ela vai para o céu para estar presente com o Senhor (2 Coríntios 5:1-9, especialmente o versículo 8); se uma pessoa morre no seu pecado, ela vai para o inferno e eventualmente todos no inferno serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:14-15).

Uma pessoa que está a agonizar não vai ser capaz de ouvir ou responder a uma oração, assim como uma pessoa que esteja vivendo em felicidade celestial com Deus também não será capaz. Se orarmos a alguém que está em agonia eterna, devemos esperar que ele seja capaz de ouvir e responder às nossas orações? Da mesma forma, estaria uma pessoa no céu preocupada com os problemas temporais na terra? Deus providenciou o Seu Filho, Jesus Cristo, para ser o mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5). Com Jesus Cristo como o nosso mediador, podemos ir a Deus através de Jesus. Por que iríamos querer nos aproximar de Deus através de um indivíduo morto e pecaminoso, especialmente quando fazê-lo arrisca a ira de Deus?

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre orar aos mortos ou falar com eles?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries