settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado das ovelhas na Bíblia?

Resposta


Referências a ovelhas são encontradas em toda a Bíblia. As ovelhas eram frequentemente usadas como animais de sacrifício (Números 28:4; Êxodo 29:39). Elas também eram a principal fonte de renda nas antigas culturas do Oriente Médio. Mas as ovelhas também são usadas simbolicamente para representar o povo de Deus (Mateus 25:32). A Bíblia até se refere a Jesus Cristo como o "Cordeiro de Deus" (João 1:29; 1 Pedro 1:19).

Uma das primeiras referências bíblicas a ovelhas está em Gênesis 4:4, quando Abel sacrificou ao Senhor "dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura". Embora a Bíblia não afirme especificamente que esse sacrifício foi um cordeiro, a maioria dos estudiosos concorda que provavelmente foi uma ovelha por causa da palavra rebanho e porque as ovelhas estavam entre os primeiros animais domesticados. Uma referência ainda mais antiga a ovelhas pode estar em Gênesis 3:21, quando "fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu." Novamente, embora a Bíblia não afirme explicitamente que se tratava de peles de ovelhas, é muito provável que Deus tenha usado ovelhas por causa da importância simbólica posterior dos cordeiros como animais de sacrifício (Números 6:14; Levítico 14:10; Êxodo 12:5). No Jardim, Deus nos mostrou que o pecado só pode ser perdoado por meio do sangue derramado de um inocente (veja Hebreus 9:22). Sua morte de um animal sacrificial para cobrir o pecado e a vergonha de Adão preparou o terreno para Seu plano de redenção para o mundo (João 3:15-18). Se esse animal era uma ovelha, a metáfora continua quando Jesus se tornou o nosso Cordeiro sacrificial (Apocalipse 5:12).

Embora as ovelhas fossem uma importante fonte de renda nas sociedades agrárias, o pastoreio era uma das ocupações mais humildes. Os ricos proprietários de terras alugavam o trabalho de cuidar das ovelhas para meninos e homens não qualificados para trabalhos mais dignos. O filho mais novo de uma família geralmente tinha o trabalho de cuidar das ovelhas, como foi o caso do jovem Davi quando o profeta Samuel o procurou para ungi-lo como o próximo rei de Israel (1 Samuel 16:11-13). Davi, o menino pastor, era considerado tão insignificante que seu próprio pai não o incluiu como candidato à realeza. O status humilde de um pastor pode ser uma das razões pelas quais Jesus escolheu esse título quando descreveu Seu relacionamento conosco (João 10:14). Identificar-se como um pastor demonstrou a mansidão de Cristo e enfatizou o fato de que Ele veio até mesmo para os mais humildes dos humildes (Mateus 11:29).

Deus primeiro comparou os israelitas a ovelhas e depois aplicou esse rótulo a todos os que são chamados pelo Seu nome (Ezequiel 34; Mateus 10:6; 15:24). O povo de Deus é comparado a ovelhas por vários motivos (Salmo 79:13; 100:3). Em primeiro lugar, as ovelhas são um dos poucos animais que não têm um sistema de defesa. As ovelhas são indefesas sem um pastor (Mateus 9:36; Números 27:17). A primeira linha do Salmo 23 reflete a maravilhosa verdade de que o próprio Deus é nosso Defensor: "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará". Sem o Senhor, nosso Pastor, ficamos desamparados quando nosso inimigo Satanás ataca (2 Tessalonicenses 3:3).

Em segundo lugar, as ovelhas são notórias por seguirem o líder, independentemente de quão perigoso ou tolo isso possa ser. Assim como as ovelhas, os seres humanos são extremamente crédulos quando um líder atraente ou carismático promete uma ideia nova e brilhante. A história está repleta de ilustrações trágicas da "mentalidade de rebanho" em ação (Atos 13:50; 19:34; Números 16:2). Essa mentalidade de ovelha estava em evidência quando Pilatos levou Jesus diante do povo para perguntar o que deveria ser feito com Ele. Apenas alguns dias antes, Jesus havia sido o Mestre popular que curava, perdoava e ensinava sobre Deus. As pessoas O seguiam com entusiasmo. Porém, menos de uma semana depois, "os principais dos sacerdotes incitaram a multidão para que fosse solto antes Barrabás" (Marcos 15:11). Em poucos instantes, a mesma multidão que havia testemunhado Seus milagres estava gritando: "Crucifiquem-no!"

Uma terceira razão pela qual os seres humanos são comparados a ovelhas na Bíblia é que as ovelhas são propensas a se afastar do rebanho (Isaías 53:6). A única chance de sobrevivência de uma ovelha é com o rebanho sob os cuidados de um pastor competente. No entanto, as ovelhas se tornam excessivamente confiantes, rebeldes ou distraídas e se afastam. Elas espiam a grama mais verde na outra direção ou não percebem quando o rebanho se afasta. Pedro tinha essa tendência em mente quando advertiu a igreja a ficar alerta porque o diabo anda em derredor como um leão que ruge, procurando alguém para devorar (1 Pedro 5:8). Um leão não ataca o rebanho. Ele espera até que um cordeiro solitário se afaste demais do pastor. Uma das parábolas mais famosas de Jesus é sobre um cordeiro que se afastou tanto que se perdeu. Jesus, o Bom Pastor, deixou as noventa e nove ovelhas no aprisco e foi procurar a única ovelha perdida (Lucas 15:2-17).

As ovelhas foram as primeiras criaturas a testemunhar um céu cheio de anjos quando seus pastores ouviram as boas novas do nascimento de Jesus (Lucas 2:8-15). Deus poderia ter enviado a notícia do Rei recém-nascido para o palácio ou para o templo. Em vez disso, Ele anunciou a chegada do Cordeiro em um campo cheio de ovelhas. Jesus é frequentemente comparado a um cordeiro porque Ele era manso e não ameaçador (João 1:29, 36; Isaías 53:7). Mesmo no céu, quando chega o Dia do Senhor, Jesus ainda é chamado de Cordeiro (Apocalipse 5:12; 13:8). Mas, em uma reviravolta irônica, Aquele que é chamado de Cordeiro derrama Sua ira como um leão para destruir todos aqueles que continuam a se opor a Ele (Apocalipse 6:16; 14:9-11).

As ovelhas são importantes em toda a Bíblia. Podemos aprender muito sobre Deus e Sua relação com a humanidade compreendendo a natureza delas. Elas nos ensinam sobre nós mesmos e nossa impotência sem Cristo. Elas nos lembram das consequências chocantes do pecado quando a inocência é sacrificada para expiar o culpado. Mas também nos ensinam sobre Deus e Seu desejo de lidar conosco com ternura: "Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente" (Isaías 40:11). Quando estudamos as maneiras como as ovelhas são usadas como ferramentas de ensino na Bíblia, isso nos ajuda a entender melhor a nós mesmos em relação ao nosso Bom Pastor.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado das ovelhas na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries