settings icon
share icon
Pergunta

O que Jesus quis dizer quando disse para não lançarmos nossas pérolas aos porcos (Mateus 7:6)?

Resposta


"Nem lanceis aos porcos as vossas pérolas" é uma parte do Sermão da Montanha e, para entender seu significado, temos de entender seu contexto e sua colocação no sermão. Cristo havia acabado de instruir a multidão sobre julgamento e reprovação: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque sereis julgados pelo critério com que julgais e sereis medidos pela medida com que medis" (Mateus 7:1-2), e "Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão" (Mateus 7:5). Em seguida, no versículo 6, Cristo ameniza essas admoestações e nos mostra a diferença entre "julgamento" e "discernimento". Não devemos ser juízes hipócritas, mas devemos ser capazes de discernir os porcos, para não lançarmos nossas pérolas diante deles.

Antes de Jesus dizer: "Não jogue suas pérolas aos porcos", Ele diz: "Não dê aos cães o que é sagrado". Uma analogia que menciona os cães também é usada em Provérbios: "Como o cão que retorna ao vômito, assim é o tolo que insiste na insensatez" (Provérbios 26:11). Uma referência dupla a porcos e cachorros também é encontrada em 2 Pedro 2:22: "Desse modo, aconteceu-lhes o que diz este provérbio verdadeiro: O cão volta ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal." Em Seu sermão, Jesus usa cães e porcos como representantes daqueles que ridicularizariam, rejeitariam e blasfemariam contra o evangelho quando este lhes fosse apresentado. Não devemos expor o evangelho de Jesus Cristo àqueles que não têm outro propósito senão pisoteá-lo e voltar aos seus próprios caminhos maus. Compartilhar repetidamente o evangelho com alguém que continuamente zomba e ridiculariza Cristo é como lançar pérolas aos porcos. Podemos identificar essas pessoas por meio do discernimento, que é dado em alguma medida a todos os cristãos (1 Coríntios 2:15-16).

O mandamento de não jogar suas pérolas aos porcos não significa que devemos nos abster de pregar o evangelho. O próprio Jesus comeu com pecadores e cobradores de impostos e os ensinou (Mateus 9:10). Em essência, a instrução em Mateus 7:6 é a mesma que Jesus deu a Seus apóstolos quando disse: "E, se ninguém vos receber, nem ouvir vossas palavras, sacudi o pó dos pés ao sairdes daquela casa ou daquela cidade" (Mateus 10:14). Devemos compartilhar o evangelho, mas, quando ficar evidente que o evangelho não é bem-vindo, devemos seguir em frente. Somos responsáveis por compartilhar as boas novas; não somos responsáveis pela resposta das pessoas a essas boas novas. Os porcos não apreciam pérolas, e algumas pessoas não apreciam o que Cristo fez por elas. Nosso trabalho não é forçar conversões ou enfiar o evangelho goela abaixo das pessoas; não faz sentido pregar o valor das pérolas aos porcos. A instrução de Jesus aos Seus apóstolos sobre como lidar com a rejeição foi simplesmente ir para outro lugar. Há outras pessoas que precisam ouvir o evangelho, e elas estão prontas para ouvi-lo.

English



Voltar à página principal em português

O que Jesus quis dizer quando disse para não lançarmos nossas pérolas aos porcos (Mateus 7:6)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries