settings icon
share icon
Pergunta

Quão estreita é a porta estreita?

Resposta


A porta estreita é mencionada pelo Senhor Jesus em Mateus 7:13-14 e Lucas 13:23-24. Jesus compara a porta estreita ao "caminho largo" que leva à destruição (inferno) e diz que "muitos" seguirão nessa estrada. Por outro lado, Jesus diz que "estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela." O que exatamente significa isso? Quantos são os "muitos" e quantos são os "poucos"?

Em primeiro lugar, precisamos entender que Jesus é a porta pela qual todos devem entrar na vida eterna. Não há outro caminho, porque só Ele é "o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6). O caminho para a vida eterna é restrito a apenas uma avenida - Cristo. Neste sentido, o caminho é estreito porque é a única maneira, e relativamente poucas pessoas irão passar pela porta estreita. Muitos mais vão tentar encontrar uma rota alternativa para Deus. Eles vão tentar chegar lá por meio de regras e regulamentos feitos pelo homem, através de religiões falsas ou através do auto-esforço. Estes que são "muitos" seguirão o caminho largo que leva à destruição eterna, enquanto as ovelhas ouvem a voz do Bom Pastor e o seguem ao longo do caminho estreito para a vida eterna (João 10:7-11).

Enquanto haverá relativamente poucos que passarão pela porta estreita em comparação com os muitos no caminho largo, ainda haverá multidões que seguirão o Bom Pastor. O apóstolo João viu esta multidão em sua visão no livro de Apocalipse: "Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação" (Apocalipse 7:9-10).

Entrar pela porta estreita não é fácil. Jesus deixou isso claro quando instruiu os seus seguidores a "se esforçarem" para fazê-lo. A palavra grega traduzida como "se esforçar" é agonizomai, a partir do qual temos a palavra agonizar. A implicação aqui é que aqueles que procuram entrar pela porta estreita deve fazê-lo pela luta e tensão, como um atleta se esforçando e correndo em direção à linha de chegada, com todos os músculos tensos e dando tudo de si ao esforço. No entanto, temos de ser claros aqui. Nenhuma quantidade de esforço nos salva; a salvação é pela graça de Deus através do dom da fé (Efésios 2:8-9). Ninguém vai jamais ganhar o céu por se esforçar para alcançá-lo. Entretanto, entrar pela porta estreita ainda é difícil por causa da oposição do orgulho humano, do nosso amor natural pelo pecado e da oposição de Satanás e do mundo em seu controle - todos os quais batalham contra nós na busca da eternidade.

A exortação a se esforçar para entrar é um comando para arrepender-se e entrar no portão e não apenas ficar de pé olhando para ele, pensando sobre ele, queixando-se de que é muito pequeno ou muito difícil ou injustamente estreito. Não devemos nos perguntar por que outros não estão entrando; não devemos dar desculpas ou adiar. Não devemos nos preocupar com o número que vai ou não vai entrar. Devemos nos esforçar, seguir adiante e entrar! Só então devemos exortar outros a se esforçarem para entrarem antes que seja tarde demais.
English



Voltar à página principal em português

Quão estreita é a porta estreita?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries