settings icon
share icon
Pergunta

O que é uma profetisa? A Bíblia menciona alguma profetisa?

Resposta


Uma profetisa é uma mulher profeta. A palavra profeta vem da palavra grega prophetes, que significa "porta-voz". Na Bíblia, um profeta é uma pessoa que proclama a Palavra de Deus e, portanto, fala por Deus - um porta-voz de Deus. Uma profetisa era, portanto, uma porta-voz de Deus. O profeta ou profetisa fiel era aquele que, independentemente de ser ouvido ou não, falava tudo o que Deus dizia para falar. Há várias profetisas mencionadas na Bíblia.

No Antigo Testamento, temos Miriã, a irmã de Arão e Moisés, que era profetisa (Êxodo 15:20). Débora era outra profetisa e também foi a única mulher que sabemos que julgou Israel (Juízes 4:4). Outra profetisa da Bíblia é Hulda, que viveu em Jerusalém durante o reinado do rei Josias (2 Reis 22:14; 2 Crônicas 34:22). Quando Josias estava fazendo reformas em Judá, ele encontrou uma cópia da Lei no templo. Ele a leu e ficou perturbado com a desobediência de sua nação. Josias consultou o Senhor por meio de Hulda, a profetisa. Hulda profetizou um desastre que Deus traria sobre Judá por causa de sua idolatria, mas Josias, por causa de sua humildade e coração terno diante de Deus, iria para o túmulo em paz e não veria o desastre (2 Crônicas 34:19-28). Uma profetisa sem nome é mencionada em Isaías 8:1-4. Essa profetisa deu à luz o filho de Isaías, Maher-Shalal-Hash-Baz, cujo nome era profético.

No Novo Testamento, outra profetisa, Ana, é mencionada em Lucas 2. Ana era uma viúva que passava seus dias no templo jejuando e orando (Lucas 2:36-37). Quando Maria e José apresentaram o bebê Jesus no templo, Ana imediatamente reconheceu Jesus por quem Ele era - o Messias. Ela começou a dar graças a Deus e a falar sobre Jesus a todos os que estavam esperando a redenção de Jerusalém (versículo 38). Mais quatro profetisas são mencionadas em Atos 21:9. As quatro filhas virgens de Filipe, o evangelista, eram conhecidas por suas profecias. Não nos é dito o conteúdo de suas profecias, mas é provável que algumas delas dissessem respeito à visita de Paulo a Jerusalém e à sua prisão.

A Bíblia também menciona duas falsas profetisas, mulheres que diziam falar a palavra de Deus, mas estavam mentindo. Uma dessas falsas profetisas é uma mulher chamada Noadias, que fazia parte da conspiração para fazer com que Neemias tivesse medo de seguir a Deus (Neemias 6:14). A outra é uma falsa profetisa sem nome chamada de "Jezabel" em Apocalipse 2:20; essa mulher semelhante a Jezabel estava ensinando a igreja de Tiatira a seguir ídolos e levando-os à imoralidade sexual.

A Bíblia nos diz que as profecias serão proferidas nos últimos dias por homens e mulheres, jovens e idosos, independentemente do status social, à medida que Deus derramar Seu Espírito (Joel 2:28; Atos 2:17). Isso foi visto no Dia de Pentecostes, quando Deus passou por cima dos sacerdotes e escribas e falou ao povo de Jerusalém por meio das pessoas "comuns" da igreja incipiente, para grande espanto de todos (Atos 2:12; 4:13).

English



Voltar à página principal em português

O que é uma profetisa? A Bíblia menciona alguma profetisa?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries