settings icon
share icon
Pergunta

Deve um Cristão ver um psicologista/psiquiatra?

Resposta


A questão de se um Cristão deve procurar ajuda de um psicologista ou psiquiatra para superar doença mental está se tornando mais e mais popular. São muitos os psicologistas Cristãos, psiquiatras e conselheiros, e Cristãos estão regularmente recebendo ajuda para doenças mentais, principalmente para depressão e ansiedade. Devido a alguns incidentes registrados nas Escrituras que lidam com sintomas que são semelhantes às doenças mentais de hoje em dia, muitos Cristãos acham que todos os problemas psicológicos são causados por demônios. No entanto, não há como saber se essas pessoas eram realmente doentes mentais no sentido de hoje em dia, ou se isso é ou não relevante. O problema é que há uma grande variedade de problemas psicológicos, alguns sendo emocionais, outros sendo físicos, mas todos têm em si um fator espiritual.

Um estilo de vida pecaminoso pode ser uma causa de depressão e ansiedade. No caso de um verdadeiro seguidor de Cristo, a pessoa precisa perceber que Deus quer que confessem seus pecados, arrependam-se, e voltem-se a Ele. A Bíblia nos diz que Satanás tem um grande poder de influência sobre as pessoas (2 Coríntios 4:4). É mais fácil obedecer a Satanás do que a Deus, porque Satanás quer que alimentemos a natureza pecaminosa que todos nós já possuímos. Neste sentido, uma pessoa mentalmente doente pode ser influenciada por demônios. No entanto, é importante lembrar que Cristãos não podem ser possuídos por demônios ou tentados além do que podem aguentar (1 Coríntios 10:13). Isso é porque os crentes são habitados pelo Espírito de Deus (Romanos 8:9-11), e o templo do Espírito Santo não vai compartilhar seu território com demônios.

Uma outra coisa que as pessoas geralmente não levam em consideração é que Deus permitiu com que a humanidade desenvolvesse e criasse muitos tipos diferentes de remédios para curar. Se uma pessoa tem uma verdadeira doença mental causada por desequilíbrio hormonal ou químico no cérebro, então medicação talvez seja necessária. Isso não é diferente de ir ao médico e tomar remédio para um problema de tireóide, diabetes ou qualquer outro tipo de doença física. Isso não quer dizer que Deus não possa curar milagrosamente, porque Ele pode. Mas Ele nem sempre intervém dessa forma.

Quer ou não usar medicação seja ok é uma decisão pessoal. Isso é uma questão da consciência porque a Bíblia não trata desse assunto especificamente. Algumas coisas a serem consideradas são: O meu comportamento afeta outros, especiamente minha família? A minha doença está me causando a ser desobediente a Deus e rejeitando o trabalho do Espírito Santo através de mim? O meu testemunho para Cristo está sofrendo por causa dessa deficiência? Se uma pessoa sabe que está doente, mas recusa-se a procurar ajuda por motivos egoístas, isso é um pecado. Se tomar medicação para doenças cerebrais é completamente contra às crenças dessa pessoa, e se essa pessoa já orou e meditou na Palavra de Deus, então ela deve discutir quaisquer alternativas com seu médico e pastor.

Não é um pecado tomar remédios que sejam necessários ou ver um psiquiatra. Isso não mostra falta de fé em Deus, apesar de que sempre devemos buscar a Ele primeiro para alcançar cura e direção. Ele quer estar em controle de todas as partes de nossas vidas, e devemos nos sentir livres para levar nossos problemas a Ele em oração para todas as circunstâncias e situações. Ele frequentemente usa medicações e terapeutas para curar Seus filhos. Ver um conselheiro ou psiquiatra Cristão, no entanto, é definitivamente melhor do que um terapeuta secular, o qual vai aconselhar de um ponto de vista desse mundo, ao invés de um ponto de vista bíblico. Que as palavras de Davi nos encorajem: "Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR" (Salmo 40:2-3).

English


Voltar à página principal em português

Deve um Cristão ver um psicologista/psiquiatra?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries